Resumo

Promover o engajamento de crianças em atividades motoras durante a infância é essencial para a manutenção da atividade física ao longo da vida. Os objetivos deste estudo foram investigar (1) o efeito de uma intervenção motora em meninos e meninas do ensino infantil e fundamental, no nível de engajamento nas aulas de educação física e na competência percebida, (2) o comportamento da professora, (3) o contexto de aula, (4) as relações entre a engajamento das crianças, a competência percebida, o comportamento da professora e o contexto da aula de educação física. Participaram crianças (quatro-cinco e nove-10 anos) de duas turmas de escolas públicas, uma de Ensino Fundamental (EF n=15) e uma de Educação Infantil (EI n=12). Para a avaliação do engajamento foram observadas e gravadas 16 aulas de educação física (EF n=8; EI n=8). As aulas eram implementadas com o clima de motivação para maestria (duas vezes por semana/EF 45 minutos; EI 30 minutos). Os vídeos das aulas foram analisados com o System for Observing Fitness Instruction Time e para a competência percebida foram utilizadas planilhas de autoavaliação respondidas pelas crianças. Efeitos positivos da intervenção foram percebidos nas categorias de engajamento e nas competências percebidas (p?0,05). Associações significativas (p?0,05), de moderadas a forte, foram observadas entre o engajamento das crianças e o contexto da aula e o comportamento da professora. Atividades adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, assim como demonstração e feedback precisos dos professores, são necessários para o engajamento das crianças nas aulas de educação física.

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