Resumo

Introdução: O movimento é tarefa fundamental para a adaptação física, mental e emocional do indivíduo. Na infância é necessário proporcionar às crianças experiências nas quais desenvolvam suas habilidades motoras e controle corporal para enfrentar as mais diversas situações. Um ambiente propício para esse desenvolvimento é o ambiente escolar. Objetivo: Analisar a produção científica dos últimos 5 anos sobre intervenções para estimulação motora de meninos e meninas com desenvolvimento típico no contexto escolar. Os estudos envolveram análises em quatro bases de dados: MEDLINE/Pubmed, Scopus, Web of Sciences e BVS. Após o processo de seleção, foram escolhidos 12 artigos que apresentavam a temática central do estudo. Resultados: (1) o teste mais utilizado foi o TGMD-2; (2) a duração média das intervenções foi de 15 semanas; (3) a maioria dos estudos realizou atividades para desenvolver habilidades motoras fundamentais; (4) a maioria dos estudos demonstrou efeitos significativamente positivos após a intervenção; (5) algumas limitações como: a maioria dos estudos não realizou testes após um período de encerramento da intervenção, medindo sua eficácia em longo prazo. Conclusões: No geral, as intervenções para estimular o desenvolvimento motor de crianças típicas levaram a melhorias significativas, especialmente em relação às habilidades motoras fundamentais; no entanto, são pouco estudados. Devido ao baixo número de estudos realizados e à variação na execução das intervenções, mais estudos são necessários.

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