Resumo

Este trabalho retrata o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que, a partir do despertar do interesse dos alunos da turma do Ensino Fundamental II pelo estudo do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física, promoveu a interdisciplinaridade com os componentes curriculares Arte, Matemática, Geografia e História. As experiências pedagógicas demonstraram a importância do ensino e aprendizagem do xadrez como uma ferramenta interdisciplinar que colabora para autonomia, coletividade e o aprimoramento das capacidades psicológicas, sociais e afetivas entre os alunos de forma lúdica. Como objetivo geral Apresentar uma unidade didática, voltada para o conceito de interdisciplinaridade a partir do jogo de xadrez, contextualizando com diferentes disciplinas. Como objetivos específicos, foram definidos: Descrever uma proposta pedagógica interdisciplinar, tendo o jogo de xadrez enquanto objeto deste estudo. Desenvolver uma unidade didática que explore o ensino do jogo de xadrez nas aulas de Educação Física, de maneira interdisciplinar e lúdica, promovendo a integração com outras disciplinas. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois questionários abertos. O primeiro foi um diagnóstico de entrada e, o segundo aplicado ao final da intervenção para avaliação do processo pedagógico. Os alunos/participantes da pesquisa responderam de forma presencial, no próprio ambiente escolar. Outro instrumento para a coleta de dados que foi adotado neste estudo foi o diário de campo, no qual, foram registradas as observações participantes, realizando anotações referentes aos fatos ocorridos durante o processo de execução da unidade didática. A contribuição desse trabalho está de como o uso do xadrez como integração interdisciplinar enriqueceu a formação dos alunos ao desenvolver habilidades cognitivas, promover a interdisciplinaridade, aprimorar habilidades sociais e emocionais, estimular a autonomia, contextualizar o aprendizado, fomentar a criatividade e preparar os estudantes para os desafios do século XXI. Essa abordagem não apenas promoveu uma educação mais completa e significativa, mas também demonstrou o potencial do xadrez como uma valiosa ferramenta educacional que ampliou horizontes e fortaleceu competências essenciais.

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