Resumo

Introdução: Os Jogos de Conto apresentam-se como uma proposta de ensino, vivência e aprendizagem que se utiliza de um conto como introdutor do processo, e de jogos baseados em seus personagens e situações descritas para contemplar uma meta planejada. Essa pesquisa objetivou trabalhar com a filosofia do judô, mais especificamente com a máxima Seiryoku Zenyo (máxima eficiência e mínimo esforço). Objetivo: Analisar as respostas dos participantes quanto à compreensão da máxima de Jigoro Kano, Seiryoku Zenyo. Metodologia: A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo propositiva descritiva-exploratória, na qual foram implementadas aulas de observação e de exposição para 14 crianças e jovens de 5 a 13 anos de idade, em uma academia de Artes Marciais da região de Campinas. Os dados foram coletados através de registros em diário de campo e de gravações de entrevistas individuais e de rodas de conversas, posteriormente transcritos e tratados de acordo com a Análise de Conteúdo. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética sob o número: CAAE 62795316.4.0000.5404. Resultados: Identificou-se como compreensão dos alunos sobre Seiryoku Zenyo o ato de observar, de pensar, o trabalho em equipe, refletir antes de agir, além de aproveitar a força do seu oponente, revelando que a proposta conseguiu explorar com coerência a máxima de Jigoro Kano. Conclusões: Os Jogos de Conto demonstraram qualidades pedagógicas pelas construções e a complexidade das respostas apresentadas pelos participantes, evidenciando que esta proposta foi significativa e pode ser uma boa aliada do professor ao ensino da Pedagogia do Esporte.

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