Resumo

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Jogos Digitais passaram a ser conteúdo obrigatório da Educação Física. Diante das dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas em relação a recursos tecnológicos e acesso à cultura digital, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso dos Jogos Digitais nas aulas de Educação Física, a partir de uma práxis pedagógica que possibilitasse o acesso dos estudantes à cultura digital. Desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), estabeleceu como objetivos específicos: 1) Examinar documentos oficiais, identificando a temática dos Jogos Digitais na Educação Física e a cultura digital a partir da Mídia-educação; 2) Analisar estudos sobre o uso dos Jogos Digitais nas aulas dos anos finais do Ensino Fundamental e sua relação com a práxis pedagógica; 3) Analisar dissertações do PROEF sobre Jogos Digitais à luz da Mídia-educação. A pesquisa foi qualitativa, com revisão sistemática baseada no protocolo PRISMA em artigos científicos, dissertações e documentos oficiais (BNCC e Currículo de Pernambuco). Para análise, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010). Constatou-se que as três dimensões da Mídia-educação — educar com, sobre e através das mídias (Fantin, 2011) — representam caminhos para práticas pedagógicas transformadoras e de acesso à cultura digital. Embora ainda predomine o uso instrumental dos jogos digitais, observa-se crescimento de propostas que promovem reflexão e criatividade. Concluiu-se que o PROEF tem contribuído para mudanças na atuação docente e que a formação inicial e continuada deve incluir a educação midiática..

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