Jogos olímpicos de inverno: Uma abordagem na educação física escolar

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 153 - 170

Resumo

O esporte, compreendido como um fenômeno sociocultural e caracterizado pela comparação de desempenho entre os sujeitos por meio de regras estabelecidas por diferentes organizações (associações, federações e confederações esportivas), corresponde a uma das unidades temáticas da Educação Física escolar (BRASIL, 2017). De acordo com a literatura científica, ele é um dos conteúdos predominantes no respectivo contexto (ARAÚJO; ROCHA; BOSSLE, 2018; BAGNARA; FENSTERSEIFER, 2016; FRIZZO, 2012; TAVARES; WITTIZORECKI; MOLINA NETO, 2018), especialmente quando se refere ao ensino do futebol, voleibol, basquetebol e handebol, ou seja, esportes considerados tradicionais. Entretanto, sabe-se que há inúmeras outras possibilidades dentro dessa unidade temática e que permitem ampliar as experiências dos estudantes com diferentes modalidades esportivas, explorando desde esportes que fazem parte da cultura brasileira quanto aqueles que não são comuns em nosso país. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017, p. 223, grifo nosso), mais especificamente a competência 10 da área da Educação Física, destaca a importância de “[...] experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo”, reforçando a necessidade de ampliação das experiências dos estudantes com diferentes modalidades.