Lazer e educação física

Parte de LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA: textos didáticos para a formação de profissionais do lazer . páginas 22 - 33

Resumo

Historicamente, na sociedade europeia, as preocupações relacionadas ao exercício físico, que vão dar origem à educação física no século XVIII, com John Locke e Jean-Jacques Rousseau, começam, na verdade, muito antes, com o movimento humanista, entre educadores italianos e Montaigne. Apesar disso, nota-se que, tanto na Europa como no Brasil, a visão provinda dos conhecimentos das ciências naturais tem sido predominante na área da educação física. A implicação disso é a compreensão do papel social dos profissionais dessa área destinado à prescrição de um conjunto de atividades que promovam o aprimoramento da parte física do ser humano, na busca por um corpo produtivo, forte, saudável. O problema dessa visão é atender ao funcionamento do sistema social, aos valores que predominam nas sociedades capitalistas como a competição, o individualismo, a concorrência. Além disso, é uma visão que contribui para a restrição do acesso dos diferentes sujeitos aos elementos da cultura corporal (jogo, esporte, luta, dança, ginástica), uma vez que somente aqueles que tiverem mais facilidade de realizar as atividades é que terão oportunidade de vivenciar e ter acesso a tais conhecimentos (Daolio 2003).