Editora Edições EACH. Brasil 2023. 266 páginas.

Sobre

Prefácio

Mario Carlos Beni

A universidade muda, como tudo na vida. O importante é indagar para onde se caminha e se esse caminho pode ser sentido como positivo pela comunidade acadêmica como um todo e não só pelos burocratas.

De que mudanças este livro nos fala? Como pesquisador já aposentado, preciso começar falando de um tempo desconhecido para os autores destes textos. Era um tempo em que orientador e orientando pouco interagiam antes da defesa e depois cada um seguia seu caminho. O orientador limitava-se a verificar se suas observações e diretrizes foram seguidas. Seja numa dissertação, seja numa tese, texto ia, texto vinha, correções eram feitas e quando se chegava a um produto capaz de sustentar a arguição da banca, o orientador recomendava o depósito do texto e o encaminhava à banca designada. Após a defesa, o orientador desejava todo o sucesso ao novo mestre ou doutor e assim se encerrava o processo.

Hoje esse panorama mudou e há o costume de ambos escreverem e publicarem conjuntamente. Diga-se que essa prática teve de superar certa relutância. Ouvi uma vez um depoimento um tanto ácido de um docente, que o processo de escrita conjunta sempre desaguava num beco sem saída: ou o orientador assinava um mau texto do orientando – risco sempre próximo – ou ele próprio escrevia e o orientando apenas assinava.

Arquivo