Livro de Jogos e Brincadeiras dos 6os anos
Por Keila Sgobi de Barros (Autor).
Resumo
O livro de jogos e brincadeiras surgiu de um trabalho desenvolvido durante as aulas em substituição nos 6ºs anos. A proposta considera a ludicidade vivência estruturante do ser humano; a importância da valorização do jogo como experiência de constituição de si enquanto sujeito em relação consigo e com o mundo; a compreensão do jogo como prática humana algo essencial que contribui com o desenvolvimento integral, com o ingresso na cultura de um povo e é parte do processo de socialização. Com o objetivo de resgatar as brincadeiras vividas durante a própria infância e de seus familiares; vivenciar diferentes brincadeiras; refletir acerca do papel da brincadeira e dos jogos em nossas vidas; criar e vivenciar jogos e brincadeiras coletivamente visando a elaboração de um banco de jogos e brincadeiras para que todas as turmas da escola fossem beneficiadas, foram realizadas atividades de sensibilização, experiência de diferentes brincadeiras, criação e experimentação coletiva de jogos. Diversos desafios foram enfrentados durante o processo: frequência de acesso às turmas instável, pouco interesse de parte dos(as) estudantes durante o processo, dificuldades de organização do raciocínio e elaboração de textos, desvalorização do trabalho realizado cotidianamente. Ao final, as turmas ficaram surpresas com o resultado do trabalho e foi possível identificar o desejo de prática de tais atividades durante as aulas de educação física. Os(as) estudantes demonstraram pouca confiança no desenvolvimento do trabalho e o resultado trouxe uma possibilidade de identificação com seu potencial de produção e valorização de seus saberes e fazeres.
Referências Bibliográficas
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o Jogo como Elemento na Cultura (1938). São Paulo, Perspectiva, 2008.