Resumo

A escolha do tema Lutas, aconteceu primeiramente porque eu estava incomodado em relação aos conteúdos que desenvolvia com minhas turmas, e segundo porque sempre vi a importância de ampliar os conhecimentos dos meus alunos e finalmente e não menos importante, a escuta atenta aos alunos, dar voz a eles e incentivá-los a serem protagonistas no processo educacional deles. Nossa Escola está localizada em um bairro de classe média na zona sul de São Paulo, porém o público atendido vem de bairros mais distantes, da periferia da região. A escola é tradicional e antiga, fundada em 1968, mas o prédio e suas instalações estão conservadas, sem grandes problemas em sua estrutura. Possui uma quadra poliesportiva coberta e tem uma boa variedade de materiais esportivos para as aulas de educação física. Duas formas de resistências iniciais aconteceram, a primeira foi a resistência da equipe gestora. Quando divulguei que iria desenvolver o tema LUTAS, com o sexto ano; num primeiro momento o olhar foi o de reprovação e espanto; então apresentei e expliquei passo a passo do que seria desenvolvido, e que o tema está presente na BNCC; só após isso é que o projeto foi aprovado e apoiado pela equipe gestora. As aprendizagens foram significativas porque não ficamos só na teoria. A grande maioria dos conteúdos abordados conseguimos vivê-los na prática, no dia a dia. As dimensões das competencias presentes na BNCC foram amplamente desenvolvidas, exemplos: Experimentação(novas vivências motoras), Uso e Apropriação (regras, nome de golpes das lutas), Fruição, Reflexão sobre a ação (filosofia das Artes Marciais), Construção de Valores (Lutas X Violência), Compreensão e o Protagonismo Comunitário (pesquisa de campo e visita ao Centro Desportivo Comunitário).Experimentação(novas vivências motoras), Uso e Apropriação (regras, nome de golpes das lutas), Fruição, Reflexão sobre a ação (filosofia das Artes Marciais), As experiências que vivenciei durante esse projeto podem perfeitamente serem replicadas por outros professores que vivem realidades similares a minha. Para isso é importante a escuta atenta às necessidades dos alunos, realizar um bom trabalho de diagnóstico tanto dos saberes dos alunos, quanto um mapeamento do entorno e também da comunidade escolar.

Agora no sentido da aprendizagem vi a importância de valorizar as práticas corporais da turma e a partir delas, proporcionar novas vivências, ampliar seus conhecimentos e o mais importante, ao meu ver, mostrar aos alunos que nada é impossível, que se juntarmos nossas forças podemos superar qualquer obstáculo. O que me deixou contente também é que consegui que eles se sentissem protagonistas no seu processo educativo e que isso não é um sonho distante

Referências Bibliográficas

"Os conteúdos de ensino da Educação Física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21" (ARAÚJO,S.N.& BOSSLE, F. & ROCHA, L.O. (2017) – "Esporte na escola : mas é só isso, professor?" BETTI, I. C. R.(1999). – NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial, 2018