Resumo

Compreender como a síndrome de burnout se manifesta nos professores é pedagogicamente relevante, dado que este fenómeno afeta diretamente a qualidade do processo educativo. A exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização pessoal não só impactam o bem-estar psicológico dos professores, como também afetam negativamente o seu desempenho docente, a motivação e as relações interpessoais. Objetivo: Determinar as manifestações da síndrome de burnout em professores de uma escola privada de Santa Elena. Métodos: Foi realizado um estudo transversal descritivo/quantitativo com professores de uma escola privada rural (n=37). Foi aplicado o Inventário de Burnout de Maslach, que abrange três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal. Resultados: Foi identificado um nível moderado de burnout (40,5 %), seguido de um nível elevado (35,1 %) e um nível baixo (24,3 %), indicando um risco moderado de burnout profissional. A dimensão mais afetada foi a exaustão emocional, com pontuações acima dos 27 pontos, refletindo a fadiga física e mental resultante das exigências do trabalho. A despersonalização apresentou níveis baixos a médios, indicando um impacto limitado nas relações interpessoais. Em contraste, a realização pessoal manteve-se intacta, com predominância de pontuações médias e elevadas. Conclusões: A síndrome de burnout é uma realidade latente entre os professores, manifestando-se sobretudo através da exaustão emocional, embora seja atenuada por uma percepção ainda positiva da realização pessoal. Este equilíbrio instável entre vocação e exaustão representa uma oportunidade crucial para ações institucionais proativas, visando a manutenção do bem-estar mental e da eficácia pedagógica dos professores.

Referências

Al-Nuaimi, M.N., Bouazza, A., y Abu-Hilal, M.M. (2020). ICT ethics-related cognition among undergraduate students: a grounded theory study from a social constructivist perspective. Journal of Information, Communication and Ethics in Society, 18(4), 589-607. https://doi.org/10.1108/JICES-08-2019-0097

Anastasopoulou, E., Tsagri, A., Avramidi, E., Lourida, K., Mitroyanni, E., Tsogka, D., y Katsikis, I. (2024). The Impact of ICT on Education. Technium Soc. Sci. J., 58, 48-55. https://doi.org/10.47577/tssj.v58i1.11144

Bethea, A., Samanta, D., Kali, M., Lucente, F.C., y Richmond, B.K. (2020). The impact of burnout syndrome on practitioners working within rural healthcare systems. The American journal of emergency medicine, 38(3), 582-588. https://doi.org/10.1016/j.ajem.2019.07.009

Cabra Torres, F., Cuesta Moreno, Ó., Castro Robles, Y., González Rodríguez, CI, Ortega Valencia, P., Lara Salcedo, LM, y González Sandoval, R. (2023). Educar en territorios rurales: escuela, conflicto y formación. Editorial Universidad del Rosario.

Chávez, K.N. (2020). Síndrome de burnout en docentes de educación básica de contexto rural. RECIE. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa, 5(1), 19-32. https://doi.org/10.33010/recie.v5i1.955

Derringer, J.C., y Biddle, M.J. (2022). Potential directions for farm stress research: A systematic review of educational interventions to reduce psychosocial stress among farm and rural populations. The Journal of Rural Health, 38(3), 554-573. https://doi.org/10.1111/jrh.12633

Eva, A.L. (2022). Surviving teacher burnout: A weekly guide to build resilience, deal with emotional exhaustion, and stay inspired in the classroom. New Harbinger Publications.

Hsu, P.C., Chang, I., y Chen, R.S. (2025). Job Burnout and Employee Silence for Preschool Teachers: A Moderated Mediation of Work Fatigue and Work Disengagement. Early Childhood Education Journal, 1-14. https://doi.org/10.1007/s10643-025-01963-2

Acessar