Resumo

 Identificar como a cultura (ethos) escolar pode estimular a prática de atividade física (AF) entre os estudantes é essencial para a sua promoção nesse ambiente. OBJETIVO: Mapear a cultura escolar como indicadora de um ambiente favorável à AF em escolas públicas de tempo integral de uma capital brasileira. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em março/2025, em 33 escolas municipais de tempo integral de Fortaleza-CE. Gestores escolares foram entrevistados individualmente com auxílio da plataforma SurveyMonkey. Utilizou-se o "Instrumento de avaliação da AF na escola", da Organização Mundial da Saúde, traduzida por especialistas. A dimensão "Cultura e ambientes promotores de AF", incluiu uma pergunta geral ("Na sua escola, até que ponto há uma cultura e um ambiente que promovam a atividade física?") e sete itens específicos, com resposta do tipo Likert (3=Completamente, 2=Parcialmente, 1=Em desenvolvimento e 0=De jeito nenhum) gerando um escore final de 0 a 21 pontos. Os escores foram classificados em: 0-7 (pouco favorável), 8-14 (moderadamente favorável) e 14-21 (altamente favorável). Questões sociodemográficas também foram obtidas. As análises foram realizadas por escola no software SPSS® Statistics, versão 21. RESULTADOS: A maioria dos gestores ocupava o cargo de direção (78,8%; n=26), era do sexo feminino (78,8%; n=26) e tinha entre 40 a 49 anos (51,5%;n=17). As escolas localizam-se principalmente na zona sul (n=12) e oeste (n=10), em bairros com baixo índice de desenvolvimento humano (<0,4). Cerca de 75,8% (n=25) das escolas obtiveram escore >14, indicando cultura altamente favorável à AF. Quatro atingiram escore máximo (21). Outras 24,2% (n=8) foram classificadas como moderadamente favoráveis. Nenhuma escola apresentou escore baixo. CONCLUSÃO: A maioria das escolas reportaram uma cultura escolar favorável para a prática de AF, incluindo a utilização e valorização desses locais.