Resumo

Um dos recursos do profissional de educação física, para favorecer o engajamento dos seus alunos, em programas longitudinais de treinamento, é o estabelecimento de metas, para tanto, as avaliações rotineiras tornam-se uma ferramenta fundamental, que reuni elementos para fundamentar suas estratégias na prescrição de intensidades individualizadas, ainda neste processo o profissional testa a metodologia do programa de intervenção mensurando seus níveis de assertividade, bem como, necessários ajustes para novas modelações de treino. Objetivos: Analisar o impacto de um programa de treinamento em natação na velocidade crítica e potência aeróbia; InvestigarComparar os desempenhos dos alunos praticantes de natação em duas baterias de avaliação longitudinal; Mapear o nível dos alunos; Correlacionar das demais variáveis investigadas. Metodologia: Foram investigados 10 alunos, sendo, nove homens e 1 mulher com média idade 39 anos (±13,1), todos foram submetidos a duas baterias de testes, sendo a primeira foi usada para detectar a velocidade crítica  sendo composta pelas distâncias de 400, 200 e 100 metros com intervalos de 7 minutos. A segunda bateria foi constituída pelo teste de 12 minutos de nado contínuo – realizando a maior metragem possível. Os dados supracitados, foram coletados em 3 momentos em intervalos de 2 meses cada para nova reavaliação. Estatística: Após a confirmação da não normalidade dos dados optou-se por sua apresentação na forma de mediana e intervalo interquartil. O teste de Friedman foi usado para a análise intermomentos, já o teste Binominal classificou a frequência dos desempenhos para dados normativos no teste de 12 minutos e o teste de Spearman analisou as magnitudes de relação entre os desempenhos.