Resumo

A escola brasileira passou por diversos movimentos que se materializaram em uma multiplicidade de propostas pedagógicas. Entre elas, o movimento Escola Nova que defendia uma educação democrática considerando o estudante como centro de toda prática escolar para uma aprendizagem ativa. O termo Escola Ativa (EA) teve sua origem no movimento da Escola Nova e foi revisto nos programas de educação do campo na Colômbia. Atualmente, é utilizado para designar políticas educacionais com foco na promoção da atividade física. Ancorada nos preceitos de justiça social a proposta de EA advoga por uma educação que permita o desenvolvimento das liberdades dos sujeitos, buscando a mobilização e fortalecimento da comunidade em prol da saúde. EA é aquela que se organiza comunitariamente e está comprometida em garantir atividades físicas no cotidiano escolar e uma educação que contribua para a adoção de um estilo de vida ativo. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar os níveis de escola ativa da rede pública estadual de Santa Catarina e refletir sobre aspectos a tornar o ambiente mais ativo. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa de cunho descritivo. Foi utilizado a metodologia de medição de nível de EA juntamente com o Instrumento de Sondagem Telefônica propostos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que possibilitaram a realização da pesquisa em duas etapas distintas: i) Mapeamento das Escolas da Rede Pública Estadual de Jaraguá do Sul; ii) Mapeamento das Escolas Estaduais do Estado de Santa Catarina. Na primeira etapa do estudo no município de Jaraguá do Sul e região, foi realizado um estudo censitário nas escolas da rede pública estadual. Participaram da amostra todas as escolas que compreendem a 24ª Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul dispostas nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá. A participação no estudo foi garantida através de uma carta convite enviada eletronicamente aos 29 gestores. Na carta constava o link do Instrumento de Sondagem a ser respondido pela ferramenta G-Suite Google Forms. A segunda etapa da pesquisa foi definida pela aplicação do Instrumento de Sondagem através de entrevistas telefônicas aos gestores das escolas estaduais de Santa Catarina. Já na segunda etapa, foram realizadas 483 entrevistas em escolas que ofertam ensino regular, distribuídas em 126 que oferecem Anos Iniciais, 197 Anos Finais e 160 que ofertam o Ensino Médio. Os resultados demonstram que um percentual expressivo de escolas apresenta baixos índices de escola ativa entre todas as modalidades de ensino. Para análise estatística utilizou-se o teste de Kruskal Wallis para verificar as diferenças entre as modalidades de ensino (p=0,198) e o teste Qui-Quadrado para análise entre as mesorregiões ((p= 0,008). A pesquisa demonstrou que as diferentes modalidades de ensino não influenciam diretamente nas concepções de Escola Ativa, porém, as diferentes regiões do Estado são determinantes dela. As conclusões inferidas apontam para um longo caminho para as escolas se tornarem mais ativas e evocam mais pesquisas que sejam capazes de elucidar as razões pelas quais as escolas de determinadas regiões terem mais facilidade fomentar o movimento no espaço escolar. A ampliação de políticas públicas de acesso e incentivo a prática da Atividade Física para os estudantes das escolas catarinenses, bem como a formação de uma rede colaborativa, são possíveis caminhos apontados nesse estudo.

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