Meninas que driblam, o “Fut” e valores no esporte: este “jogo” também é delas
Por Leonardo Souza Santana (Autor).
Resumo
O presente relato se debruça sobre as estratégias adotadas nas aulas de “Fut” (futsal e futebol) para meninas de 10 a 17 anos, com foco na formação esportiva e com princípios no desenvolvimento educacional, durante 8 meses no ano de 2018. As aulas ocorreram no contraturno escolar, em equipamento educacional e esportivo, localizado na região leste do município de São Paulo. O caráter exploratório e qualitativo deste estudo apoia-se na pesquisa-ação, com o propósito de compreender coletivamente possíveis relações e promover mudança contextual. As estratégias adotadas tiveram o objetivo de propiciar a oferta de uma prática esportiva na qual as alunas se reconheçam como pertencentes à cultura do “Fut” e de valores que promovam significado nas relações de convívio e interação e desenvolvam potencialidades além da prática esportiva e competitiva. Foram utilizadas como estratégias diversos tipos de jogos, rodas de conversas, a análise de imagens e vídeos que retratam questões ligadas à participação da mulher no esporte. Como resultados iniciais foram observadas maior participação e interação entre as alunas e familiares, as estratégias propiciaram, além do desenvolvimento motor, técnico, tático e estratégico, de valores educacionais e esportivos que fortalecem o sentido de pertencimento e o protagonismo em uma realidade esportiva com a participação feminina, com necessidade de superar adversidades, e, continuam sendo meios para que as alunas desenvolvam potencialidades e a autoavaliação de sua participação.
Referências Bibliográficas
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