Metodologias de ensino do karate através de jogos de luta: uma análise bibliográfica
Por Jefferson Campos Lopes (Autor), Marcelo Alberto de Oliveira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
O objetivo deste estudo foi apresentar evidências na literatura sobre o ensino do karate e seus benefícios através do uso de Jogos de Luta. Objetivo: Apresentar uma metodologia não tradicional com o uso dos Jogos de Luta. Metodologia: Esta análise bibliográfica de cunho qualitativo utilizou descritores com a seguinte combinação: “jogos no karate”, “ensino do karate” e “metodologias lúdicas em lutas” Resultados: Observou-se que, dos 20 estudos que foram incluídos, 85% apresentaram o ensino através dos Jogos de Luta, os quais abarcaram questões referentes à melhora da criatividade e do aprendizado de alunos. Conclusões: É pertinente o ensino do karate, tendo em vista que a prática é rica em conhecimentos técnicos, de defesa pessoal, bem como contribui com a melhora da saúde dos praticantes. Observou- se que para uma aprendizagem global seria necessário a complementação de outros conteúdos, em especial lúdicos. Portanto, o karate aliado aos Jogos de Luta trariam um processo formativo ampliado, já que competências e habilidades socioemocionais seriam trabalhadas com mais efervescência. Além disso, esse conjunto de conhecimento traria o refinamento do repertório motor, cognitivo e social, assim como ajudaria no desenvolvimento da autonomia, senso crítico e do pensamento resolutivo dos alunos.