Resumo

Introdução: O ensino da natação infantil tem priorizado a aprendizagem dos quatro nados competitivos. Embora tenham surgido nos últimos anos diversos métodos de ensino, a prática docente dos professores ainda está voltada ao ensino da técnica esportiva por meio de métodos tradicionais. O baixo número de publicações sobre essa temática dificulta o avanço da linha da “pedagogia da natação”. Objetivo: Caracterizar os métodos utilizados por professores no ensino da natação infantil. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, utilizando a técnica de observação não participante. As observações foram registradas com o auxílio de diários de campo. O contexto de investigação foi um estabelecimento no município de Brusque-SC. A seleção dos participantes foi de forma intencional não-probabilista e participaram três professores de natação infantil. Ao todo, foram observadas trinta aulas de quarenta e cinco minutos de duração. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com as categorias determinadas a priori: atividades, instrução inicial e feedbacks. Resultados e discussão: Os resultados revelaram que os professores utilizaram a instrução por explicação, o baixo uso de feedback durantes as tarefas e predominaram as atividades técnicas/analíticas. Considerações Finais: Conclui-se que os professores observados priorizam o método de ensino analítico/tecnicista.

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