Modelos pedagógicos da Educação Física escolar no ensino médio

Parte de Ensino da educação física para a educação básica . páginas 199 - 217

Resumo

O envolvimento e a participação dos alunos na vida escolar, por vezes, se faz difícil. Estamos nos referindo a uma faixa etária na qual as pessoas começam a colocar em prática seus interesses e preferências, tentando deixar de lado ou menosprezar aquilo que lhe causa estranheza ou aversão. Nas aulas de Educação Física também é possível o aparecimento de situações de rejeição ou descomprometimento, mas, por sua relevância e obrigatoriedade, é uma disciplina que deve ser levada a sério como todas as outras. Ainda temos diversas situações em que os alunos pedem dispensa das aulas de Educação Física para a classe médica, mesmo sem uma justificativa plausível para isso e também pedem dispensa por praticar atividades físicas em outros espaços, entre outros possíveis motivos. Nesse sentido, como podemos tornar a Educação Física mais significativa para os alunos e para o ambiente escolar como um todo? Ao longo de toda nossa discussão sobre a Educação Física na educação básica, passamos por adversidades, influências sociopolíticas, pesquisas acadêmicas e tudo com um objetivo comum: tornar a Educação Física uma disciplina realmente valorizada e respeitada por todo potencial educacional que oferece.