Resumo
A musculação é um dos pilares mais importantes da promoção da saúde e da qualidade de vida. Mas, afinal, existe carga mínima de peso para ativar a musculatura de forma eficaz?
De acordo com o Dr. Mânlio Tasso Ribeiro Silveira, ortopedista e traumatologista do Hospital Sírio-Libanês, não há uma única resposta sobre a carga mínima ideal para ativar a musculatura. “Na prática da musculação, a carga mínima de peso para ativar o músculo de forma eficaz varia de pessoa para pessoa e depende da intensidade e do objetivo do treino”, explica o especialista. O médico continua: “Para um treinamento eficaz, utilizamos o teste de 1RM, ou uma repetição máxima, que seria um indicador de força muscular, isto é, o peso máximo que o indivíduo consegue levantar em uma única tentativa de um exercício específico. Para um iniciante, deve-se realizar pelo menos 3 séries de 8 a 12 repetições, com cerca de 55% a 60% da carga máxima. Nessa faixa de carga, é possível obter resultados significativos na construção de massa muscular, desde que se mantenha a disciplina de treinos”.
André Pedrinelli, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, complementa: “Qualquer carga de trabalho pode ativar a musculatura. A questão que se coloca é: qual o objetivo da ativação? Ganho de performance? Ganho de força? É para equilíbrio num pós-operatório? Então, qualquer carga que gere movimento ativa o músculo”.