Editora Vozes. Brasil 1971. 63 páginas.

Sobre

Formado em Direito e Filosofia, Lauro de Oliveira Lima (1921 – 2013) foi um pedagogista brasileiro conhecido pela sua atuação política na educação.

Em seu livro “Mutações em educação segundo McLuhan”, Lauro critica o método de ensino, e apesar do livro ser escrito em 1971, se faz presente nas escolas tradicionais ainda hoje.

O livro explica a origem do modelo de ensino vigente, que começou na era medieval, no qual o professor “recitava” pergaminhos e papiros para os alunos e discorre o porquê desse método ser ultrapassado e ineficiente nos dias de hoje.

Graças aos meios de comunicação de massa e a globalização, os alunos de uma certa forma, têm poder e capacidade de se informar sem a ajuda do seu professor. Com os recursos infográficos e audiovisuais, um simples fato que ocorre do outro lado do mundo, é noticiado com sua história, seu contexto político, social e econômico, com imagens, tabelas e gráficos coloridos que facilitam a compreensão dos fatos. Se o jornalismo cumpre esse papel da forma que deveria é outra conversa. Aqui, o que discute é de como a educação se modifica na sociedade da informação.

A cena de alunos confinados em uma sala, em frente à um quadro negro, com um professor andando de um lado pro outro com suas aulas decoradas e repetitivas é incompatível com as possibilidades de aprendizados que os meios de comunicação modernos oferecem. Lauro sempre traz à tona essa imagem para exemplificar suas teses e não é muito difícil de se recordar no ambiente.

Critica de Lorena Rocha

https://emfocoweb.wordpress.com/2016/05/09/critica-mutacoes-em-educacao-segundo-mcluhan/

Acessar