Resumo

Essa dissertação parte de inquietações que apontam para a seguinte injunção: não raras vezes, no ambiente escolar, a prática da Educação Física parece assumir compromisso apenas com a produção de um certo “saber fazer” restrito única e exclusivamente na composição de dimensões procedimentais às vezes totalmente descontextualizadas das demandas situacionais que atravessam o exercício de ensino. Nesta injunção, a Educação Física escolar parece não dialogar com um ensino mais focado na formação de cidadãos e na construção de uma visão crítica, por parte dos alunos, capaz de acentuar valores éticos e democráticos tão importantes para a qualificação das relações destes alunos com eles próprios e com o mundo. Tendo em vista esse problema, pergunta-se: O que fazer para mudar esse cenário, que reduz os propósitos das aulas de Educação Física na escola de maneira simplista? Partindo desta indagação, este estudo se propôs em pensar em uma intervenção pedagógica que valorizasse, porém extrapolasse esse “saber fazer”, para tanto, investigou possibilidades de se trabalhar o atletismo nos iniciais do ensino fundamental, tomando como referência as oito dimensões de conhecimento propostas pela BNCC. Essa proposta investigativa assumiu um perfil qualitativo, inspirada na abordagem metodológica da pesquisa participante. O trabalho de campo foi instalado em uma escola rural da cidade de Limeira - SP, com crianças de um 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir do diálogo estabelecido entre os referenciais bibliográficos estudados, as singularidades do campo e a experiência da professora pesquisadora, se constituiu um movimento de planejamento, implementação e avaliação de uma unidade didática envolvendo o ensino do atletismo. Ao longo do exercício analítico, procurou-se evidenciar a possibilidade de ampliar o ensino do atletismo para além da questão motora e competitiva ao perpassar pelas oito dimensões do conhecimento propostas pela BNCC: experimentação, fruição, uso e apropriação, análise, compreensão, construção de valores, protagonismo comunitário e reflexão sobre a ação

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