Resumo

O boxe é uma modalidade historicamente popular no Rio de Janeiro, gerando uma demanda por treinadores qualificados. No entanto, a formação desses profissionais frequentemente carece de uma metodologia adequada à realidade contemporânea. Objetivo: Identificar e discutir as percepções de dirigentes e treinadores de boxe na cidade do Rio de Janeiro sobre a formação de técnicos. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três dirigentes de entidades relevantes que ofertam cursos de formação para treinadores de boxe, além de um questionário online aplicado aos 18 treinadores da modalidade no Rio de Janeiro, selecionados pelo método de amostragem bola de neve (BECKER, 1997). A análise dos dados seguiu as diretrizes de Bardin (2020). Resultados: A pesquisa oferece uma análise abrangente das entidades, incluindo justificativas para a oferta, tensões de legitimidade e qualidade, perfis dos treinadores, critérios de seleção, formação continuada, curadoria de materiais, estrutura dos cursos e percepções sobre praticantes contemporâneos. Também aborda dados gerais dos treinadores, como tempo de atuação, distribuição geográfica, realização de cursos próprios, autoavaliação dos processos formativos, idealizações de perfil e organização das aulas, percepções sobre alunos, critérios para atividades como sparring e escola de combate, além dos desafios no ensino da modalidade. Conclusão: O cenário revela competição por recursos e legitimidade, com preocupações quanto à qualidade dos programas formativos e ao envolvimento dos treinadores em eventos competitivos. Essas dinâmicas podem impactar a adaptação do esporte diante das demandas contemporâneas. As percepções dos treinadores destacam a diversidade de trajetórias e visões sobre o perfil ideal do treinador e dos alunos, evidenciando a necessidade de uma formação mais inclusiva e holística. A análise aponta para a complexidade do cenário do Boxe na cidade e a importância de uma abordagem adaptativa na formação dos profissionais.