Resumo

identificar os fatores da pandemia da Covid-19 que influenciaram a adoção da bicicleta nas práticas de esporte e lazer nas regiões metropolitanas da Paraíba.
Metodologia/abordagem: o estudo usa uma abordagem qualitativa realizando uma análise léxica dos dados por meio do Iramuteq.
Originalidade/relevância: discute contextos de atual relevância sobre a pandemia, os impactos na mobilidade urbana e o aumento da prática do ciclismo como mobilidade segura para um modelo de cidade sustentável, diante do contágio da covid-19.
Principais resultados: os achados revelaram que os efeitos negativos do lockdown, o home office, a percepção sobre o sedentarismo e as pressões psicológicas motivaram novos adeptos ao uso da bicicleta para as práticas de esporte e lazer.
Contribuições teóricas/metodológicas: a pesquisa avança na descoberta de classes que confirmam o aumento do uso da bicicleta na pandemia e chama atenção para implementação de políticas públicas que viabilizem o ciclismo nas cidades estudadas, principalmente diante das incertezas sanitárias vigentes.

Acessar