Resumo

O Remo é um dos esportes mais tradicionais entre as modalidades olímpicas. No Brasil, foi muito popular no começo do século, dando origem a vários times de futebol do país. Quando nos perguntamos sobre o processo de formação dos remadores brasileiros, há uma inexistência, ou melhor, há poucos relatos sobre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do talento na modalidade. Sendo assim, o presente estudo analisou o desenvolvimento de remadores brasileiros olímpicos e a sua relação com e os modelos de desenvolvimento de talento descritos na literatura. Para este estudo foi utilizado uma amostra de doze atletas, com alto nível de desempenho, ou seja, talentos da modalidade que atingiram resultados expressivos nacionalmente e principalmente resultados internacionais expressivos para o país. Esse estudo foi constituído de um delineamento de natureza qualitativa, que utilizou como instrumento uma entrevista composta de doze perguntas abertas, elaboradas para explorar o contexto de desenvolvimento dos talentos do remo. Os resultados foram analisados utilizando o “Discurso do Sujeito Coletivo”. Conclui-se que em relação ao processo de desenvolvimento de talentos no remo, pode-se afirmar que o Brasil, não se aproxima dos modelos observados na literatura, sobretudo em relação a existência de programas nacionais de desenvolvimento esportivo devidamente elaborados, encadeados e estruturados, com recursos físicos, materiais e humanos para a geração de oportunidades diferenciadas na prática do remo. Corroborando com a literatura, sem dúvida os fatores psicossociais, juntamente com o prazer que a pratica do remo proporciona aos praticantes e atletas, exercem grande influência no processo de desenvolvimento do remador brasileiro talentoso.

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