Resumo

O objetivo do estudo foi verificar os possíveis efeitos de ações cognitivas através da Prática Mental na habilidade motora saque tipo tenis do esporte volibol, variando-se as Condições-Treinamento: Êxito: positivo ou negativo; Perspectivas interna ou externa; Verbalizacão: com verbalização ou sem verbalização. As duas primeiras condições, Êxito e Perspectiva foram iguais às utilizadas por Neisser (1982) em experimento de arremessar dardos e a última, a Verbalizaçâo, foi igual à utilizada por Ebespaecher (1990) em experimento com um motociclista profissional. Foram selecionados para o experimento 10O sujeitos do sexo masculino, com idades que variavam de 14 a 18 anos, com, pelo menos, 12 meses de experiência no esporte volibol, alunos de escolas particulares de 3 cidades da região nordeste do Brasil= Recife, João Pessoa e Nazaré da ,Mata- Todos os sujeitos eram de nível sócio económico médio, praticantes de volibol competitivo nas instituições de ensino que frequentavam- Do total de sujeitos, S0. foram divididos em S Grupos Experimentais e os 20 restantes em 2 Grupos de Controle- A tarefa consistiu em executar 3 séries de 10 saques tipo ténis na área de jogo do esporte volibol, com o objetivo de acertar um alvo disposto no centro médio da campo adversário. As séries de saques foram denominadas fases do Pré-Teste, Pôs—Teste 1 e Pós-Teste 2, senda que en tre estas, os suj ei tos rea1i zavam Treinamento através da Prática Mental - em uma das 10 Condições-Treinamento- Em um primeiro momento, os dados tratados revelaram só haver efeito principal significativo para a variável Fase: foi observada uma melhora de desempenho da fase do Pré-Teste para a do Pós-Teste 2, fato este que mostrou a necessidade de um período mais longo de treinamento para que a ,Prática Mental mostrasse efeito positivo. A revisão de literatura mostrou que uma importante variável, o Grau de Experiência na tarefa, poderia interferir em nível significativo na Prática Mental. Desta maneira, uma segunda análise foi realizada, após os sujeitos terem sido divididos em dois grupos, com Baixa ou Alta Experiência na tarefa- Esta análise revelou efeito principal significativo para as variáveis Fase e Grau de Experiência, como também efeito interativo significativo entre Fase e Grau de Experiência. A partir destas evidências, os dados foram explorados através de Regressão Múltipla de ordem fixa, sendo a Idade, os Dias de Prática por Semana, as Horas por Sessão e o Tempo de Prática em Meses as variáveis independentes e o desempenho dos sujeitos nas fases do Pré-Teste, Pôs-Teste 1 e Pós-Teste 2, a variável dependente. As análises revelaram efeitos preditivos significativos para a variável Grau de Experiência, nas fases do Pós-Teste 1 e Pós-Teste 2, fato este que revelou efeito positivo do Treinamento utilizado, dado que na Fase do Pré-Teste não havia efeito preditivo significativo para a variável Grau de Experiência. Análises de Regressão Múltipla de ordem fixa realizadas posteriormente, quando as Condições-Treinamento foram separadas nas variáveis Êxito, Perspectiva e Verbalização, revelaram efeito preditivo significativo para a variável Grau de Experiência, porém, de forma diferenciada, dado que o peso desta variável se modificava, em função das ,condições, Êxito, Perspectiva e Verbalizaçâo, como também dos níveis desta.

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