Resumo

Este experimento investigou a transferência de habilidades do membro da perna dominante para o membro da perna não dominante e vice-versa em técnicas de drible com bola, malabarismo e passe/arremesso no futebol para crianças inexperientes do sexo masculino. 24 estudantes do sexo masculino, com idade igual ou superior a 10 anos, do 3º ano, que não tenham atuado em clube de futebol como jogador . Nas práticas técnicas básicas do futebol, o grupo de perna dominante (DL) usou apenas a perna/pé dominante, e o grupo de perna não dominante (NDL) usou apenas a perna/pé não dominante. Fase prática aplicada uma vez por semana entre fevereiro e maio no campo de futebol com grama sintética. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre as transferências do grupo de perna dominante para o grupo não dominante ou vice-versa. Por outro lado, o desempenho de todas as técnicas melhorou nos grupos dominantes e não dominantes para comparação de pré e pós-testes. Os resultados sugerem que a transferência de habilidades de aprendizagem poderia ser mais eficaz do membro da perna não dominante para o membro da perna dominante, significativamente para técnicas de malabarismo, drible e chute.

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