O ensino das lutas, artes marciais e esportes de combate por meio de abordagens centradas na tática: relato de experiência no ensino superior
Por Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Autor), Tomás de Lima Ribeiro Almeida Freitas (Autor), Tiago Oviedo Frosi (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Assim como em muitas modalidades esportivas, os processos de ensino, aprendizagem e treinamento das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC), historicamente, estão sedimentados em práticas que privilegiam a ênfase na aquisição de habilidades técnicas, em detrimento dos condicionantes táticos e suas relações com o combate. Realizou-se uma análise hermenêutica interpretativa, tendo como corpus aspectos documentais da disciplina: avaliações e registros documentais, relatórios de aula, planilhas de avaliação, fichas de frequência, entre outros. Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre o ensino das LAMEC por meio de abordagens centradas na tática, em uma disciplina de um curso de graduação de Educação Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Desenvolvimento: O processo de organização da disciplina envolveu duas turmas: uma para o curso integral (com 52 estudantes matriculados) e uma para o curso noturno (com 51 estudantes matriculados). A disciplina contou com um professor responsável, um aluno de pós-graduação (estágio em experiência docente) e um aluno de graduação (apoio didático). As estratégias arroladas para o desenvolvimento de abordagens centradas na tática foram: aulas introdutórias baseadas nos conceitos de lógicas interna, aspectos universais, princípios condicionais e grupos situacionais, aulas baseadas na organização por distâncias (curta, média, longa, mista) e ações motoras (toque e agarre), realização de atividades lúdicas que pudessem fundamentar aspectos táticos (sobretudo a imprevisibilidade) em diferentes situações pedagógicas e, além disso, a tematização de algumas modalidades focalizando-se suas relações técnicas e táticas (judô, jiu-jitsu, karatê, kung fu, capoeira, taekwondo e esgrima). Sugestões: É fundamental haver a ampliação do debate sobre o ensino das LAMEC na formação inicial em Educação Física, de modo que as abordagens táticas possam ser tematizadas por meio de propostas possíveis de serem desenvolvidas tanto para estudantes com experiência nessas práticas corporais, quanto para aqueles que não apresentam experiência prévia.