Resumo

O presente estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, teve como objetivo relatar experiências relacionadas ao ensino das lutas na escola, a partir da perspectiva de uma professora em formação vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho buscou responder o seguinte problema: Quais são os principais desafios e aprendizagens vivenciados por uma professora em formação, no ensino das lutas nas aulas de Educação Física, a partir de sua atuação no PIBID? As experiências desenvolvidas basearam-se na implementação de uma sequência didática composta por quatro aulas, revelando desafios enfrentados no contexto escolar. Apesar das dificuldades, observou-se uma aceitação significativa do conteúdo de lutas por parte dos estudantes, além da possibilidade de abordá-lo para além dos aspectos físicos, integrando temas transversais relevantes para a formação integral. Desse modo, o estudo possibilitou levantar reflexões sobre o papel da Educação Física na escola, suas dificuldades e potencialidades

Acessar