Resumo

Através deste estudo, investigou-se a preparação universitária de professores de diferentes componentes curriculares e, particularmente, de professores de Educação Física, relacionada com o entendimento dos aspectos pertinentes à instituição escola. O objetivo proposto foi analisar a preparação de futuros professores para atuarem na escola de primeiro e segundo graus, comparando-se o entendimento dos temas educação, aluno, função da escola e do professor, apresentado por licenciandos em Educação Física e por licenciandos em outros componentes curriculares. Utilizando-se da técnica de entrevista semi-estruturada, informações necessárias ao desenvolvimento deste estudo foram obtidas por meio de declarações dos licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco, as quais, ao serem tratadas e analisadas estatisticamente, por intermédio de testes não paramétricos, evidenciaram:a) não haver diferença significativa entre o entendimento de temas educacionais, apresentado por licenciandos em Educação Física e por licenciandos em outros componentes curriculares;b) não haver diferença significativa entre o entendimento de temas educacionais demonstrado pelos licenciandos que possuíam experiência no magistério e os que não tinham tal experiência.Com base na análise de conteúdo das declarações, percebeu-se que os licenciandos, de modo geral, apresentaram um entendimento que esteve apoiado mais no senso comum próprio do meio educacional do que numa fundamentação teórica consistente. Além do mais, não se fez presente em suas declarações uma única perspectiva pedagógica. Sendo assim, foram julgadas como pertinentes as seguintes inferências:a) a atenção dedicada aos aspectos imprescindíveis na preparação universitária do professor, como leitura e reflexão filosófica, ou o trato metodológico desses aspectos, não tem correspondido aos objetivos de tal preparação;b) o distanciamento dos licenciandos, em relação a uma pedagogia que tem por primado a interação sujeito-objeto de conhecimento, pode ser atribuído a uma falta de renovação e de avanço do conhecimento filosófico-científico disseminado nos cursos de licenciatura;c) a predominância de características de pedagogias não-diretivas, nas declarações dos licenciandos a respeito do tema função do professor, sobre os demais temas abordados, pode ser decorrente de uma identificação com as atitudes, ou com o discurso de determinados professores do curso, ou ser resultante de uma ’sedução’ pelas intenções proclamadas por essas pedagogias não-diretivas;d) a atuação dos licenciandos, devido à incoerência presente no entendimento que eles demonstraram ter sobre os temas pertinentes à instituição escola, poderá trazer prejuízos para a educação escolarizada, uma vez que esses licenciandos podem perceber, ao mesmo tempo, por exemplo: a educação nos moldes tradicionais, a função da escola em termos progressistas, a função do professor de acordo com os princípios das pedagogias não-diretivas e o aluno como aquele que está impregnado dos ’males’ causados pela pedagogia tradicional.

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