O futebol com jovens e o pensamento tático: a importância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico

Parte de Estudos e pesquisas sobre futebol/futsal: da consciência filosófica à prática consciente . páginas 157 - 193

Resumo

O texto/reflexão resulta de uma síntese da tese de Mestrado Acadêmico para os Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Foi uma investigação teórico/empírica que pretendeu “colocar em diálogo” a dimensão educativa e desportiva tendo como foco o desporto escolar – o estudo é realizado/centrado na escola. Vale destacar que o Desporto Escolar em Portugal é uma atividade de complemento curricular, regulamentado pelo Decreto-Lei nº 95/91 (a par da Educação Física escolar/ curricular), que tem por objetivo estimular os alunos à prática desportiva, abrangendo o 2º e 3º Ciclos do ensino básico e o ensino secundário (alunos 10 de a 17 anos de idade) havendo calendários e fases competitivas em várias modalidades – individuais e coletivas (PORTUGAL, 1991). De alguma forma corresponde no Brasil à Lei Pelé (Lei nº 9.615/98) e sua regulamentação pelo Decreto nº 7.984/2013 (BRASIL, 2013) que também contempla o Esporte Escolar, praticado pelos estudantes com vistas ao desenvolvimento esportivo, entre outras finalidades.