Resumo

As escolas da Prefeitura de São Paulo possuem em sua grade curricular os chamados “Projetos esportivos” vinculados ao ‘Programa mais Educação’ da SME e a partir daí os alunos das devidas unidades escolares podem praticar modalidades esportivas no contra turno, tendo uma contribuição significativa no seu desenvolvimento pleno e efetivo. A equipe de professores de educação física da EMEF Plínio de Queiroz localizada em São Mateus, a anos vem buscando a sedimentação da ideia de que o esporte pode sim ser um divisor de águas na vida de seus alunos, não apenas no aparecimento de futuros atletas (que terão o esporte como seu oficio e oportunidades na vida), mais também para todos aqueles que ao praticar uma modalidade esportiva adquiriram conceitos que levaram para toda a sua vida, fora dos muros escolares. Quebrando a chamada cultura futebolística, essa EMEF tem como principal modalidade esportiva o handebol, tanto masculino como feminino. Um projeto que tem pelo menos 10 anos, hoje conta com uma média de 110 alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, que entendem o valor do esporte, sentem prazer na sua prática e procuram transportar os conceitos adquiridos no mesmo para a sua vida dentro e fora da escola. Esse trabalho tem o intuito de demonstrar de forma quantitativa e qualitativa como o handebol contribui significativamente para essa transformação (ensinando aos alunos a importância de saber ganhar e perder, a lidar com obstáculos, a trabalhar em grupo, a ter senso de justiça, a ser solidário e resiliente, a ser capaz de criar mecanismos em momentos de conflitos...), amparado em revisões bibliográficas e uma pesquisa de campo realizada com alunos, exalunos, docentes, gestão e membros da comunidade. Vivemos dentro da educação física, assim como em toda a sociedade atual um efeito permissivo baseado nos extremos. A competição no esporte deve fazer parte da escola, demonizá-la nunca será benéfico para a educação como um todo. O esporte quando devidamente construído e aplicado promove benefícios infindáveis, sendo capaz de contribuir de forma determinante na formação de um indivíduo protagonista, crítico, íntegro, justo, solidário e participativo.

Referências Bibliográficas

SADI, S. R. S Pedagogia do Esporte. São Paulo: Ícone, 2010 Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas PAES, R.R.; BALBINO, F. H.Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006 FREIRE, B. J. Ensinar Esporte, Ensinando a Viver. Porto Alegre: Mediação, 2012