O handebol na EMEF Plínio de Queiroz: o esporte, a competição na formação do educando
Por Valéria Gil De Souza (Autor).
Resumo
As escolas da Prefeitura de São Paulo possuem em sua grade curricular os chamados “Projetos esportivos” vinculados ao ‘Programa mais Educação’ da SME e a partir daí os alunos das devidas unidades escolares podem praticar modalidades esportivas no contra turno, tendo uma contribuição significativa no seu desenvolvimento pleno e efetivo. A equipe de professores de educação física da EMEF Plínio de Queiroz localizada em São Mateus, a anos vem buscando a sedimentação da ideia de que o esporte pode sim ser um divisor de águas na vida de seus alunos, não apenas no aparecimento de futuros atletas (que terão o esporte como seu oficio e oportunidades na vida), mais também para todos aqueles que ao praticar uma modalidade esportiva adquiriram conceitos que levaram para toda a sua vida, fora dos muros escolares. Quebrando a chamada cultura futebolística, essa EMEF tem como principal modalidade esportiva o handebol, tanto masculino como feminino. Um projeto que tem pelo menos 10 anos, hoje conta com uma média de 110 alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, que entendem o valor do esporte, sentem prazer na sua prática e procuram transportar os conceitos adquiridos no mesmo para a sua vida dentro e fora da escola. Esse trabalho tem o intuito de demonstrar de forma quantitativa e qualitativa como o handebol contribui significativamente para essa transformação (ensinando aos alunos a importância de saber ganhar e perder, a lidar com obstáculos, a trabalhar em grupo, a ter senso de justiça, a ser solidário e resiliente, a ser capaz de criar mecanismos em momentos de conflitos...), amparado em revisões bibliográficas e uma pesquisa de campo realizada com alunos, exalunos, docentes, gestão e membros da comunidade. Vivemos dentro da educação física, assim como em toda a sociedade atual um efeito permissivo baseado nos extremos. A competição no esporte deve fazer parte da escola, demonizá-la nunca será benéfico para a educação como um todo. O esporte quando devidamente construído e aplicado promove benefícios infindáveis, sendo capaz de contribuir de forma determinante na formação de um indivíduo protagonista, crítico, íntegro, justo, solidário e participativo.
Referências Bibliográficas
SADI, S. R. S Pedagogia do Esporte. São Paulo: Ícone, 2010 Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas PAES, R.R.; BALBINO, F. H.Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006 FREIRE, B. J. Ensinar Esporte, Ensinando a Viver. Porto Alegre: Mediação, 2012