O Laboratório de estudos e pesquisas sobre inclusão e diferenças na Educação Física escolar: tecendo caminhos inclusivos no ensino, extensão e pesquisa na UFRJ
Por Michele Fonseca (Autor), Samara Silva (Autor), Maria Luiza Santos (Autor), Monique Corte (Autor).
Resumo
Com inspirações freireanas, temos o objetivo de apresentar e refletir acerca das ações do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão e seus entrelaçamentos com fundamentos teórico-metodológicos que sustentam nossa atuação e o esforço contínuo de coerência entre discurso e prática. A partir do conceito ampliado de inclusão cunhado no Laboratório pela articulação de diversos autores(as), discutimos a form(ação) considerando a diversificação de conteúdos, a perspectiva colaborativa e a formação docente na e para perspectiva inclusiva. Compartilhamos os caminhos trilhados coletivamente ao longo de 10 anos de LEPIDEFE em prol de uma educação que seja pública, crítica, gratuita, democrática e inclusiva.