Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o lugar ocupado pelo regime amador no futebol da cidade de Belo Horizonte, nas décadas de 1930 e 1940. Para tanto, foi feita uma análise de trinta e seis reportagens de seis jornais que circularam no período proposto. Em suma, pode-se considerar que os anos estudados se mostraram difíceis para os clubes amadores em sua reorganização em meio ao futebol profissionalizado. Houve uma perda de valor social, que se traduziu no pouco apoio institucional. A vertente profissional, tão logo foi estabelecida, tornou-se central e os cerca de 200 clubes amadores da capital, espalhadas pelos bairros da cidade, tiveram pouca ou nenhuma visibilidade.

Referências

ALABARCES, Pablo. Fútbol y patria. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007.

ARCHETTI, Eduardo. Masculinidades. Fútbol, tango y polo en la Argentina. Buenos Aires: Antropofagia, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Lisboa: Fim de Século-Edições, Sociedade Universal, LDA, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

CAMPOMAR, Andreas. Golazo. De los aztecas a la Copa del Mundo: la historia completa del fútbol en América Latina. Buenos Aires: Deldragón, 2014.

CLAUSSEN, Detlev. Béla Guttman. Uma lenda do futebol do século XX. São Paulo: Estação Liberdade, 2014.

COUTO, Euclides de Freitas. Belo Horizonte e o futebol: integração social e identidades coletivas (1897-1927). Dissertação [Mestrado em Ciências Sociais]. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

DAMATTA, Roberto. Universo do futebol. Esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.

Acessar