Resumo

Entre as propostas curriculares de segunda geração, o Modelo de Edu-cação Desportiva destaca-se como uma alternativa proeminente às abordagens de instrução direta centradas no professor. Na busca por uma versão mais evoluída deste modelo, este artigo oferece um ensaio sinóptica de duas décadas de investigação com o intuito de identificar potenciais preocupações conceptuais e metodológicas e, nessa base, informar a futura investigação e aplicação do modelo. Este ensaio in-tegra a mudança de paradigma de abordagens de ensino da educação física centradas no professor, para abordagens centradas no aluno; as raízes conceptuais, as características estruturantes e as metas educa-cionais do Modelo de Educação Desportiva; o exame temático e meto-dológico da investigação empírica no modelo; e conclusões e futuras avenidas para a investigação. Foram identificadas duas áreas centrais de intervenção no futuro: a imprescindibilidade de garantir o desenvol-vimento da competência desportiva, através da introdução de protoco-los de preparação dos estudantes-treinadores para o ensino de pares e examinação aprofundada das interações instrucionais lideradas por estes alunos; e o estudo e intervenção sobre as dinâmicas relacionais e de poder operantes nas interações entre pares que tanto constrangem ou facilitam o acesso dos estudantes a uma participação nas ativida-des mais equitativa e inclusiva

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