O papel das metas de realização e dos climas motivacionais na compreensão das emoções dos atletas jovens: um estudo com jogadores de equipes juvenis
Por Jéssica Azevedo (Autor), António Manuel Fonseca (Autor), Cláudia Dias (Autor).
Resumo
Esportes juvenis podem melhorar o bem-estar dos adolescentes, mas seu impacto depende de fatores como metas de realização e clima motivacional percebido. Este estudo examinou a relação entre metas de realização (tarefa/ego) e clima motivacional percebido (tarefa, desempenho, erros) com os estados emocionais de medo do fracasso e ansiedade. Seiscentos e oitenta e cinco jogadores de esportes coletivos adolescentes do sexo masculino, com idades entre 10 e 16 anos, responderam a questionários avaliando as variáveis-alvo. Análises correlacionais, canônicas e de regressão revelaram que a orientação para a tarefa e um clima de envolvimento com a tarefa percebido foram geralmente associados a níveis mais baixos de medo do fracasso e ansiedade. Por outro lado, a orientação para o ego e um clima percebido orientado para o ego (desempenho - ou focado em erros) foram associados a níveis mais altos desses estados emocionais. As descobertas destacam a importância de considerar climas motivacionais e metas de realização em esportes juvenis para entender melhor como a participação influencia o bem-estar emocional dos jovens atletas.
Esportes juvenis podem melhorar o bem-estar dos adolescentes, mas seu impacto depende de fatores como metas de realização e clima motivacional percebido. Este estudo examinou a relação entre metas de realização (tarefa/ego) e clima motivacional percebido (tarefa, desempenho, erros) com os estados emocionais de medo do fracasso e ansiedade. Seiscentos e oitenta e cinco jogadores de esportes coletivos adolescentes do sexo masculino, com idades entre 10 e 16 anos, responderam a questionários avaliando as variáveis-alvo. Análises correlacionais, canônicas e de regressão revelaram que a orientação para a tarefa e um clima de envolvimento com a tarefa percebido foram geralmente associados a níveis mais baixos de medo do fracasso e ansiedade. Por outro lado, a orientação para o ego e um clima percebido orientado para o ego (desempenho - ou focado em erros) foram associados a níveis mais altos desses estados emocionais. As descobertas destacam a importância de considerar climas motivacionais e metas de realização em esportes juvenis para entender melhor como a participação influencia o bem-estar emocional dos jovens atletas.