Resumo

Futebol e religião são dois termos que transportam uma enorme atualidade, abrangem uma diversidade de regras, rituais e convenções, mesmo se povoados por múltiplas contradições. O artigo procura explorar dimensões sociais da díade futebol-religião à luz de considerações já feitas anteriormente por diferentes autores. Tendo como objetivo aprofundar em que medida o sentido de afiliação aos clubes de futebol e as vivências dos jogos dos campeonatos, possuem caraterísticas de religiosidade para os adeptos da modalidade.

A metodologia adotada assenta no inquérito por questionário, cuja construção decorreu da problematização teórica, tendo em vista medir os vários atributos associados às dimensões da crença, ritual e uso de objetos totémicos. Foi aplicado a uma amostra não probabilística de conveniência composta por 488 sujeitos.

Através da análise e interpretação dos dados, aferimos a existência de atributos associados às três dimensões em análise. Argumenta-se, a partir das conclusões obtidas, que o futebol pode ser entendido como uma prática cultural com atributos comparáveis à religião.

Acessar