Resumo

Neste artigo, buscamos aproximar o pensamento de Luiz Antonio Simas do campo de Estudos de Lazer. Relacionamos, especialmente, temas e conceitos que nos provocam outros olhares para o carnaval, o futebol e a educação. Escrito coletivamente, optamos por uma escrita que também narrasse nossos encontros com esse autor e expressasse o modo como fomos afetados por sua obra. Simas é historiador, escritor e professor da educação básica que, também ao lado de outros estudiosos, reflete e propõe compreensões e visões de mundo a partir de experiências cotidianas comumente relacionadas a cultura popular. Além de suas ideias expressas em prosa, poesia e crônica, a oralidade é uma importante dimensão de sua forma de pensar, ver o mundo e apresentar um Brasil constituído nas margens do projeto de poder. Este texto propõe trazer para os Estudos do Lazer um desejo de diálogo com seu pensamento, tomando como referência algumas de suas obras, aulas públicas e entrevistas, na temporalidade em que surgiram para nós e nos firmaram como grupo de estudos. Assim, buscamos compartilhar caminhos para possíveis diálogos acadêmicos, em especial no que se refere ao corpo em suas diferentes expressões nas experiências de lazer.

Referências

ABRANTES, Felipe Vinícius de Paula. A bola no “pé do morro”: o futebol como campo de possibilidades de lazer no Morro do Papagaio em Belo Horizonte - MG. Orientador: Silvio Ricardo da Silva. 2021. 202 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2021.

ALBÁN ACHINTE, Adolfo. Prácticas creativas de re-existencia: mas allá del arte... el mundo de lo sensible. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Del Signo, 2017.

HAAG, Fernanda Ribeiro. Futebol e o giro neoliberal: apontamentos e o caso brasileiro. Podium, Sport, Leisure and Tourism Review, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 57-80, jan./jun. 2013.

MACIEL JÚNIOR, Mauro L. O futebol para sócios torcedores: análises sobre um jogo mercantilizado. 2023. 182 f. Tese (Doutorado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023.

MARTINS, L. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. 256 p.

MASCARENHAS, Gilmar. “Não vai ter arena”: futebol e direito à cidade. Advir, jul., 2014.

PAULA, J.A. Dança, mulheres negras e vínculos comunitários no contexto do Bloco Afro Ilê Aiyê: o processo de constituição das deusas do Ébano. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer, EEFFTO/UFMG, 2023.

PENA, A.P.S. O Pão que a gente compartilha: experiências significativas e encantadas no território escolar. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer, EEFFTO/UFMG, 2023.

SANTANA, Thiago José Silva. O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor. Orientador: Silvio Ricardo da Silva. 2016. 119 f. Dissertação(Mestrado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

SAYÃO, L. Prefácio. In: Lopes, N.; SIMAS, L.A. Filosofias Africanas: uma introdução. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

SIMAS, L. O corpo encantado das ruas. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. 176 p.

SIMAS, L. Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre as ruas, aldeias e terreiros. 2. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. 132 p.

SIMAS, L.; RUFINO, L. Flecha no tempo. Rio de Janeiro: Mórula, 2019. 112 p.

SIMAS, L.; RUFINO, L.; HADDOCK-LOBO. Arruaças: uma filosofia popular brasileira. São Paulo: Bazar do Tempo, 2020. 200 p.

SIMAS, L; RUFINO, L. Fogo no mato. A ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018a. 124p.

SIMAS, Luiz Antonio. A história do Brasil contada pelas ruas, festas e batuques – Entrevista. Entrevistadora: Cissa Guimarães. YouTube, 4 fev. 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jzX7K7sGNQY. Acesso em: 12 de março de 2025.

SIMAS, Luiz Antonio. Luiz Antonio Simas sobre o Carnaval do Brasil: "A luta e a festa são irmãs". Brasil de Fato, 21 fev. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/02/21/luiz-antonio-simas-sobre-o-carnaval-do-brasil-a-luta-e-a-festa-sao-irmas/. Acesso em: 26 fev. 2025.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Entrevista concedida a Leonardo Nascimento. Pernambuco Revista, 2018b. Disponível em: https://www.pernambucorevista.com.br/acervo/entrevistas/2111-entrevista-luiz-rufino-e-luiz-antonio-simas.html. Acesso em: 17 fev. 2025.

VIEIRA, Christian Matheus Kolanski. As vivências de torcedores de estádios periféricos diante do processo de modernização dos estádios brasileiros. 2016. 147f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

Acessar