Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a opinião de alunos que participaram de uma experiência educacional por meio do uso de um blog durante o ano letivo 2022-2023 em uma disciplina universitária. Os dados foram coletados a partir de uma proposta de reflexão final, a partir do blog da disciplina, e que todos os grupos de alunos tiveram que responder. Por meio de uma análise qualitativa, foram definidas cinco categorias: o blog como ferramenta de inovação educacional, o blog como ambiente significativo de aprendizagem, o blog como aprimoramento da competência digital, o blog como agente de avaliação formativa e compartilhada e propostas de melhoria. Os resultados demonstram grande satisfação quanto ao uso do blog, pois o consideram uma ferramenta de recurso didático inovador, que facilita o acompanhamento da disciplina e a reflexão sobre temas relacionados à Educação Física, o que de outra forma não seria possível; além de ser um excelente recurso como parte da avaliação formativa e compartilhada dos próprios alunos. No entanto, é uma ferramenta muito útil para implementar metodologias abertas e participativas que possibilitem lidar com conteúdos teóricos relevantes, sem implicar na redução do tempo de atividade motora.

Acessar