O rugby entre o jogo e sua narrativa uma reflexão sobre o valor educativo do ‘esporte para todos’
Por Leonardo Tonelli (Autor).
Resumo
O rugby, tradicionalmente associado a um imaginário de valores que enaltece suas qualidades éticas e educativas, é frequentemente representado como emblema de um esporte inclusivo, leal e comunitário. Esta contribuição propõe-se a interrogar criticamente tal narrativa, evidenciando suas contradições em relação às práticas efetivas e aos dispositivos socioculturais que as atravessam. Por meio da lente da Praxeologia Motora, busca-se analisar o rugby enquanto espaço de construção de significados, onde regras formais e códigos simbólicos interagem reciprocamente na definição do que é aceitável, valorizado ou marginalizado no contexto esportivo. Com particular atenção ao contexto italiano, esta leitura explora as raízes da modalidade e o papel desempenhado pelos valores na construção da identidade cultural do movimento do rugby. À luz da ambivalência estrutural do dispositivo esportivo, enfoca-se as implicações pedagógicas e sociais dessas representações, sobretudo em relação às dinâmicas de gênero e aos processos de inclusão/exclusão que se ativam dentro e fora do campo. Trata-se de uma leitura voltada a superar a representação idealizada do rugby como esporte intrinsecamente virtuoso, para reconhecê-lo como prática complexa, atravessada por tensões educativas, culturais e políticas, cujo valor formativo reside justamente na capacidade de confrontar-se criticamente com tais tensões.
Referências
Abbiezzi, P. (2022). Come raccontare lo sport? In L. Grion (a cura di), Il senso dello sport. Valori, agonismo, inclusione (pp. xx–xx). Milano - Udine: Mimesis.
Baker, N. (2004). Whose hegemony? The origins of the amateur ethos in nineteenth century English society. Sport in History, 24(1), 1–16. https://doi.org/10.1080/17460260409414732
Becas, D., Luksenberg, M., & Denis, S. (2013). Le rugby, une ecole du toucher [Developing touch through rugby]. Soins. Psychiatrie, (285), 27–30.
Bifulco, L., & Tuselli, A. (2017). Corpi sportivi e identità di genere. Il Crossfit. xx, 254–282. https://doi.org/10.6092/1827-9198/5389
Bortolotti, A., & Celani, A. (2024). Analisi di Habitus sportivi attraverso lo sguardo della prasseologia motoria. In A. Donato, E. Galak & A. Bortolotti (a cura di), Pedagogia del Corpo. Roma: Quapeg Edizioni.
Bounous, M. (2022). Sport e inclusione. Dal gioco al confronto con la realtà. In L. Grion (a cura di), Il senso dello sport. Valori, agonismo, inclusione. Milano - Udine: Mimesis.
Bowes, A., & Culvin, A. (2024). Social media and online activism in women's rugby: From #IAmEnough to #ICare. In Routledge Handbook of Sport, Leisure, and Social Justice (pp. 459–470). Routledge.
Brohm, J.-M. (2006). La tyrannie sportive. Paris: Beauchesne.
Callari, S. (2012). Il marketing della F.I.R. che ha contribuito alla crescita della Nazionale Italiana di Rugby [Tesi di laurea magistrale, Università Ca’ Foscari Venezia]. https://hdl.handle.net/20.500.14247/1013
Canapini, M. (2019). L’ovale storto. Ritratto poetico del rugby inclusivo. Aras Edizioni.
Casajús, J. (2019). ¿Cómo aprenden los entrenadores a enseñar rugby?: El caso de los entrenadores de rugby de M14 en los clubes del Gran La Plata (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. En Memoria Académica.
Casajús, J., & Berdula, L. (2021). La enseñanza sexista de los deportes rugby y fútbol. Educación Física y Ciencia, 23(2), e170. https://doi.org/10.24215/23142561e170
Cavaliere, C., Mulazzi, P., & Paterni, R. (2009). Rugby. Dal campo all’azienda: Oltre il semplice far squadra. Guerini e Associati.
Cioni, L., Isidori, E., Magnanini, A., & Maulini, C. (2023). Il corpo sportivo come contenuto critico-riflessivo per la formazione degli insegnanti di educazione fisica. 15, 102–117. https://doi.org/10.15160/2038-1034/2762
Corazza, M., & Dyer, J. C. (2017). A new model for inclusive sports? An evaluation of participants’ experiences of mixed ability rugby. Social Inclusion, 5(2), 130–140.
Damiani, P., Colzani, E., & Paloma, F. G. (2018). Rugby Mixed Ability e Inclusione. Un’analisi di caso tra Sport, Pedagogia e Neuroscienze. Formazione & Insegnamento, 16(1 Suppl.), 195–204.
De Cilia, N. (2015). Pedagogia della palla ovale. Un viaggio nell'Italia del rugby. Edizioni dell’Asino.
Donato, A. (2019). Corpo, sapere e potere. Un’introduzione. In A. Donato, L. Tonelli & E. Galak (a cura di), Le pieghe del corpo (pp. 73–100). Milano - Udine: Mimesis.
Donato, A. (2023). Il corpo tra natura e cultura. La sfida ecosofica della pedagogia. Milano: Franco Angeli.
Dunning, E. (1985). As ligações sociais e a violência no esporte. In N. Elias & E. Dunning, A busca da excitação (pp. 327–354). Lisboa: Difel.
Gaston, L., & Dixon, L. (2020). A want or a need? Exploring the role of grassroots gay rugby teams in the context of inclusive masculinity. Journal of Gender Studies, 29(5), 508–520. https://doi.org/10.1080/09589236.2018.1525527
Giazitzoglu, A. (2020). This sporting life: The intersection of hegemonic masculinities, space and emotions among rugby players. Gender, Work & Organization, 27(1), 67–81. https://doi.org/10.1111/gwao.12440
Isidori, E., & Fraile Aranda, A. (2008). Educazione, sport e valori. Un approccio pedagogico critico riflessivo. Roma: Aracne Editrice.
Isidori, E. (2017). Pedagogia e sport. Milano: FrancoAngeli.
Isidori, E., Magnanini, A., Merced Len, S., & Sánchez-Pato, A. (2024). Corpo e sport tra Mcdonalizzazione e pedagogia critica. In A. Donato, E. Galak, A. Bortolotti & S. Merced Len (a cura di), Pedagogie del corpo. Quapeg Edizioni. https://doi.org/10.5281/zenodo.10718709
Lucchese, E. (2013) Da Cécillon a Lima, la violenza sulla donne e il male oscuro del rugby. Rugby People. Lo sport più bello del mondo e la sua gente. https://rugbypeopledotorg.wordpress.com/2013/12/21/da-cecillon-a-lima-la-violenza-sulla-donne-e-il-male-oscuro-del-rugby-1-continua/
Lucchese, E. (2013a) Pericolosamente in bilico tra etica e retorica: il caso del rugby italiano degli anni Duemila. Riflessioni e spunti dall’Overtime Festival. Rugby People. Lo sport più bello del mondo e la sua gente. https://rugbypeopledotorg.wordpress.com/2013/10/18/pericolosamente-in-bilico-tra-etica-e-retorica-il-caso-del-rugby-italiano-degli-anni-duemila-riflessioni-e-spunti-dallovertime-festival/
Lucchese, E. (2024). Pionieri. Le origini del rugby in Italia. 1910–1945. Silea: Piazza Editore.
Marthinus, J., Duffett, R. G., & Knott, B. (2025). Social media marketing in nonprofessional rugby clubs: A qualitative viewpoint using the technology acceptance model. BP International.
Morin, E. (2000). La testa ben fatta. Riforma dell'insegnamento e riforma del pensiero. Minima / Cortina: Raffaello Cortina Editore.
Muir, K., Anderson, A., Parry, K., et al. (2021). The changing nature of gay rugby clubs in the United Kingdom. Sociology of Sport Journal, 39(2), 178–185. https://doi.org/10.1123/ssj.2020-0064
Muir, K. B., & Seitz, T. (2004). Machismo, misogyny, and homophobia in a male athletic subculture: A participant-observation study of deviant rituals in collegiate rugby. Deviant Behavior, 25(4), 303–327. https://doi.org/10.1080/01639620490448821
Pagano, A. (2010). Il marketing ovale. Lupetti – Editori di Comunicazione.
Parlebas, P. (1999). Jeux, sports et sociétés. Lexique de praxéologie motrice. Paris: INSEP.
Pringle, R., & Denison, E. (2025). “The times they are a changing”: Negotiating diverse sexualities and masculinities in male rugby union. International Review for the Sociology of Sport, Advance online publication. https://doi.org/10.1177/10126902241311272
Pringle, R., & Markula, P. (2005). No Pain is Sane After All: A Foucauldian Analysis of Masculinities and Men's Experiences in Rugby. Sociology of Sport Journal, 22, 472–497.
Rial, C. S. (2000). Rugby e judô: esporte e masculinidade. In J. M. Pedro & M. P. Grossi (Orgs.), Masculino, feminino, plural (pp. 229–258). Florianópolis: Mulheres.
Ryner, M. (2018). Rugby Union and professionalisation: Elite player perspectives. London: Routledge.
Sferragatta, F. (2013). Le mete dell'allenatore. Prospettive di psicologia dello sport per l'allenatore di rugby. FrancoAngeli.