Resumo

O presente artigo pretende analisar as tramas que contribuíram para a construção da entidade máxima do futebol mineiro, as Ligas Mineiras de futebol, no período de 1904 a 1933. Entendo que a história social de Belo Horizonte e os diferentes indícios encontrados na imprensa no período analisado demonstram a importância das entidades que regulavam o esporte em questão, num contexto de muitas disputas entre pessoas e instituições que pertenciam ao campo esportivo na cidade. As fontes consultadas foram os jornais disponíveis na capital mineira no período em questão, e que possibilitaram através da análise seriada dos documentos construir uma narrativa das experiências das pessoas que se envolviam no cenário futebolístico de Belo Horizonte nas primeiras décadas do século XX

Referências

HIRSCHMAN, A. O. A retórica da intransigência: perversidade, futilidade, ameaça. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 192 p.

MELO, Victor Andrade; DRUMOND, Maurício; FORTES, Rafael e SANTOS, João Manuel C. Malaia. Pesquisa Histórica e História do Esporte. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013.

RIBEIRO, R. R. A bola em meio a ruas alinhadas e uma poeira infernal: os primeiros anos do futebol em Belo Horizonte (1904-1921). 180 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, Belo Horizonte, 2007.

SALLES, J. G. C. Entre a paixão e o interesse – O amadorismo e o profissionalismo no futebol brasileiro. 423 f. Tese (Doutorado). Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2004.

SEVCENKO, N. A metrópole irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v.3. 726 p.

SILVA, M. R. Mil e uma noites de futebol: o Brasil moderno de Mário Filho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 238 p.

Acessar