O Voleibol no Currículo dos Cursos de Formação Profissional em Educação Física em Minas Gerais

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 89 - 104

Resumo

O Voleibol, enquanto parte da cultura corporal de movimento, está presente direta ou indiretamente nos currículos escolares do Ensino Básico e Fundamental. Consequentemente, o currículo de formação de professores de Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) deveria incorporar a temática. Tendo em vista a multiplicidade de cursos de formação de professores de Educação Física no Brasil e em Minas Gerais, analisamos e comparamos tanto a ocorrência de disciplinas específicas relacionadas ao Voleibol, quanto os conteúdos de algumas dessas disciplinas ofertadas por cursos de licenciatura e Bacharelado em Educação Física das instituições públicas e privadas de ensino superior do estado de Minas Gerais. Para isto, realizamos uma pesquisa documental para quantificar a presença dessas disciplinas específicas nos currículos de formação seguidos de uma abordagem qualitativa acerca de ementas disponíveis e estrutura curricular geral dos cursos em questão. Os documentos necessários (Projetos Políticos Pedagógicos, matrizes curriculares e ementas) para a realização do trabalho foram encontrados, exclusivamente, por meio de buscas eletrônicas, nos sítios oficiais das IES constantes do banco de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A busca resultou no mapeamento de 86 IES que ofertavam cursos de EF, das quais 68 eram Privadas e apenas 18 Públicas (14 Federais e 4 Estaduais). Nessas IES, identificamos ainda 68 cursos de Licenciatura e 78 de Bacharelado. Nesses 146 cursos de EF, encontramos 99 disciplinas curriculares específicas de Voleibol. Com os resultados encontrados e a análise realizada, percebemos pouca distinção entre os currículos de formação em Educação Física da Licenciatura e do Bacharelado naquilo que concerne a presença de disciplinas específicas sobre o Voleibol, bem como no próprio conteúdo a ser desenvolvido nessas disciplinas, à despeito da distinção de tratamento dos campos de trabalho preconizada pelos documentos norteadores de tais cursos de formação. De fato, esse predomínio de aspectos similares nos currículos reais de Licenciatura e Bacharelado apontam a necessidade de revisão seja nos documentos norteadores da Administração Pública, seja nos próprios documentos normativos dos cursos de EF buscando uma maior distinção entre as duas habilitações, em função, sobretudo, do viés de atuação profissional.