Olimpíada científica de educação física, metodologias ativas e o ensino do componente curricular no Ceará
Por Adriano Barros Carneiro (Autor), José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor).
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a proposta pedagógica da Olimpíada Científica de Educação Física para o ensino de Educação Física escolar no estado do Ceará. A metodologia da investigação teve leituras para embasamento teórico, pesquisa exploratória acerca da primeira edição da OCEF e análise do impacto da sua proposta pedagógica, mediada pelas tecnologias da informação e comunicação, no ensino de Educação Física escolar no estado do Ceará. A pesquisa permitiu concluir que a OCEF, além de incentivar nos participantes uma melhor compreensão das diversas manifestações da cultura do movimento humano e da relação entre exercício físico, saúde e qualidade de vida, pode contribuir para a conscientização da importância da Educação Física escolar e o desenvolvimento de metodologias educacionais mediadas pelas tecnologias, ampliando os processos de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar.