Resumo

Jogos Esportivos de Bola (JEB) são modalidades esportivas em que se utiliza uma bola como elemento central para pontuação e interação entre os jogadores. Tais modalidades engendram o campo da Educação Física escolar, tendo a organização de ensino orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por documentos curriculares estaduais. Objetivo: Comparar a organização do processo de ensino dos JEB em referenciais curriculares para os anos finais do Ensino Fundamental da Região Sudeste do Brasil. Metodologia: Esta pesquisa, descritiva e documental, analisou os referenciais curriculares dos estados da Região Sudeste (Espírito Santo/ES, Minas Gerais/MG, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP), tendo como categorias de análise: JEB abrangidos, divisão ao longo dos anos de ensino, habilidades desenvolvidas e percentual em relação a outros objetos de conhecimento da cultura corporal de movimento. Resultados: Todos os estados abrangem esportes de invasão, rede/parede, campo e taco, e precisão. As divisões por anos são: ES e RJ (invasão: 6º-9º; rede/parede e campo e taco: 8º-9º; precisão: 6º-7º), MG (invasão e precisão: 6º-9º; rede/parede e campo e taco: 8º-9º), SP (invasão: 6º e 9º; rede/parede e campo e taco: 8º; precisão: 7º). As habilidades enfatizam especialmente regras e fundamentos. Os percentuais de JEB em relação a outros conhecimentos variam, com apenas o Espírito Santo reproduzindo pari passu a BNCC (27,7%): Minas Gerais (25%), Rio de Janeiro (20,8%) e São Paulo (12,2%). Conclusões: Há uma uniformidade dos referenciais entre si e deles com a BNCC, no que diz respeito aos JEB abrangidos, sua categorização (invasão, rede/parede, campo e taco e precisão) e habilidades. Concernente à divisão entre os anos de ensino e percentual em relação aos demais objetos de conhecimento, há leves disparidades entre os estados, com ES equivalendo à BNCC e os demais enfatizando um pouco menos os JEB do que a BNCC.

Acessar