Organização do ensino dos jogos esportivos de bola em referenciais curriculares da região sudeste do Brasil
Por Felipe Canan (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Emynna Cavalcante Guimarães (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Jogos Esportivos de Bola (JEB) são modalidades esportivas em que se utiliza uma bola como elemento central para pontuação e interação entre os jogadores. Tais modalidades engendram o campo da Educação Física escolar, tendo a organização de ensino orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por documentos curriculares estaduais. Objetivo: Comparar a organização do processo de ensino dos JEB em referenciais curriculares para os anos finais do Ensino Fundamental da Região Sudeste do Brasil. Metodologia: Esta pesquisa, descritiva e documental, analisou os referenciais curriculares dos estados da Região Sudeste (Espírito Santo/ES, Minas Gerais/MG, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP), tendo como categorias de análise: JEB abrangidos, divisão ao longo dos anos de ensino, habilidades desenvolvidas e percentual em relação a outros objetos de conhecimento da cultura corporal de movimento. Resultados: Todos os estados abrangem esportes de invasão, rede/parede, campo e taco, e precisão. As divisões por anos são: ES e RJ (invasão: 6º-9º; rede/parede e campo e taco: 8º-9º; precisão: 6º-7º), MG (invasão e precisão: 6º-9º; rede/parede e campo e taco: 8º-9º), SP (invasão: 6º e 9º; rede/parede e campo e taco: 8º; precisão: 7º). As habilidades enfatizam especialmente regras e fundamentos. Os percentuais de JEB em relação a outros conhecimentos variam, com apenas o Espírito Santo reproduzindo pari passu a BNCC (27,7%): Minas Gerais (25%), Rio de Janeiro (20,8%) e São Paulo (12,2%). Conclusões: Há uma uniformidade dos referenciais entre si e deles com a BNCC, no que diz respeito aos JEB abrangidos, sua categorização (invasão, rede/parede, campo e taco e precisão) e habilidades. Concernente à divisão entre os anos de ensino e percentual em relação aos demais objetos de conhecimento, há leves disparidades entre os estados, com ES equivalendo à BNCC e os demais enfatizando um pouco menos os JEB do que a BNCC.