Resumo

Talvez o maior desafio na área da aprendizagem motora seja o de revelar algumas características do que é adquirido/modificado com a pratica.Existem sólidas evidencias de que a pratica em habilidades com grande demanda cognitiva- como é o caso das habilidades gráficas- resulta na aquisição de um programa motor. Contudo, as diferentes concepções da natureza do programa motor foram propostas baseadas em uma visão finita do processo de aquisição.Em uma concepção alternativa, à aquisição de habilidades motoras pode ser vista como sendo um processo contínuo e progressivo que compreende alternância entre estados de estabilidade e instabilidade.A presente tese defende a idéia de que, ao longo da estabilização, há uma formação de um programa de ação organizado hierarquicamente, em um nível macro- voltado aos aspectos relacionados à ordem e , em um nível micro – voltado aos aspectos relacionados à desordem.Em decorrência dessa predição outra questão pode ser levantada: quais são os papeis da macro e da micro-estrutura no processo de ação organizado hierarquicamente? Essas questões foram testadas em dois experimentos que compreenderam uma fase de aquisição em que modificações da tarefa foram introduzidos temporariamente em três momentos de prática ( nos blocos 2, 10 e 24). Em ambos, foram utilizadas medidas de desempenho global, de macro-estrutura e de micro-estrutura. A principal predição foi de que o aumento da estabilidade do desempenho global está associada à diminuição da variabilidade na macro e na micro-estruturas do programa de ação. No experimento 1 , foi utilizada uma modificação paramétrica. A predição central foi que essa modificação afetaria somente as medidas de micro-estrutura. Participaram do experimento 14 estudantes universitários com media de idade de 22 anos e três meses.os resultados mostraram que ao longo das tentativas de pratica houve melhora do desempenho global( medidas temporais) e que, tanto a variabilidade na macro como a variabilidade na micro-estrutura diminuiu de forma significante.Mostraram também que, estando o desempenho estabilizado, a modificação da tarefa afetou somente uma medida correspondente à variabilidade na micro-estrutura diminuiu de forma significante.Mostraram também que, estando o desempenho estabilizado, a modificação da tarefa afetou somente uma medida correspondente à variabilidade na micro-estrutura( variabilidade do tempo total de pausa). Embora os resultados de uma forma geral tenham confirmado as predições, aqueles, particularmente relacionados às medidas de micro-estrutura não foram suficientemente claros. Considero-se a possibilidade de a própria dinâmica generativa da micro-estrutura ter sido a responsável pela falta de clareza dos mesmos. No experimento 2, com o intuito de testar essa idéia, foi introduzida uma modificação estrutural da tarefa. A predição central foi que essa modificação afetaria todas as medidas utilizadas. Quinze estudantes universitários, com média de idade de 22 anos e cinco messes, participaram do estudo. Mais uma vez, os resultados mostraram que o desempenho global melhorou ao longo das tentativas de pratica e que essa melhora foi acompanhada pela diminuição da variabilidade nas medidas de macro e de micro-estrutura. Em conjunto, esses resultados indicaram que houve formação de uma estrutura organizada hierarquicamente.A introdução da tarefa nova afetou o desempenho global ( tempo total de pausa), porém não afetou as medidas de macro e micro-estrutura. Uma possível explicação é que o impacto da introdução da tarefa nova não foi grande de forma que os ajustes podem ter sido feitos dentro da banda de variação presente antes da perturbação. Em suma, foram obtidas evidencias claras de que a concepção de programa de ação organizado hierarquicamente é uma boa alternativa às concepções em voga sobre a natureza do programa motor. Novos estudos precisam ser realizados, enfocando, particularmente, a testagem de medidas que melhor discriminem entre os níveis macro e micro do programa de ação.

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