Editora Pleiade. Brasil 2008. 127 páginas.

Sobre

Este livro é fruto de um longo processo de reflexão, fundamentado numa variada experiência no campo da educação física. Ronaldo Negrão construiu sua visão sobre a educação física a partir de sua atuação como professor na Educação Básica e no Ensino superior, como agente de formação continuada de professores de redes publicas de ensino, como participante de equipes gestoras de políticas públicas. Essa atuação sempre esteve associada à elaboração teórica, estimulada por discussões relacionadas diretamente à intervenção - como em reuniões do Departqamento de Educação Física e Esportes da PUC-SP, no qual trabalhamos juntos desde 1987 - e/ou pelo esforço de produção acadêmica - na elaboração de publicações e na sua trajetória pela formação de mestrado e doutorado. A partir de um estudo crítico da bibliografia que tem sido utilizada como referência na produção de textos sobre a história da educação física, Ronaldo oferece importante contribuição para a compreensão da origem e do desdobramento da utilização do termo "educação física" para designar detrminadas práticas sociais, focalizando, de modo específico, o contexto da educação. Adicionalmente, o autor apresenta uma proposta de sistematização da compreensão da fiscalidade humana e suas possíveis contribuições para a educação escolar. É com grande satisfação que apresento esta produção, destinada a educadores interessados em uma escola voltada, realmente, ao desenvolvimento de seres humanos como totalidades complexas, superando as separações entre corpo e mente, corpo e alma, indivíduo e sociedade, natureza e cultura. Em especial, o livro instiga aqueles que abraçam a educação física como campo de estudo e intervenção e que não se acomodam à simples reprodução de conhecimentos e práticas cristalizados.