Resumo

Esta dissertação tem como objeto de estudo o Mundo do Trabalho e os campos de atuação dos professores de Educação Física formados na UFSC após a divisão do currículo em Licenciatura e Bacharelado. Os objetivos da pesquisa foram expressos através de duas perguntas de partida: A partir da organização do Mundo do Trabalho hoje em que se diferenciam os diversos campos de atuação da Educação Física? Essas diferenças e regularidades justificam uma cisão do curso entre licenciatura e bacharelado? Para alcançar os objetivos foi realizada uma Pesquisa Qualitativa, Bibliográfica e de Campo. Na pesquisa bibliográfica foram aprofundados os estudos sobre as transformações do Mundo do Trabalho de forma geral e na Educação Física, assim como as discussões sobre as atuais diretrizes curriculares para Educação Física; e ainda foram abordadas as discussões referentes à formação de professores. A coleta de dados foi realizada através do levantamento dos Egressos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFSC que se formaram no novo currículo, ou seja, entraram a partir do semestre 2006/01. Do universo de 101 egressos dos novos currículos, 47 responderam o questionário e 5 foram observados em seu dia a dia nos diferentes campos de atuação. Destas observações foi elaborado o Diário de Campo que contém a densa descrição de cada campo de atuação em termos de estrutura, condições de trabalho, direitos/benefícios e observações sobre a questão pedagógica. Com todos os dados coletados, bibliográficos e empíricos, foram realizadas as análises para identificar as diferenças e regularidades dos diversos campos de atuação profissional da Educação Física. Chegou-se à conclusão de que os trabalhadores que atuam nas diversas áreas da Educação Física são de fato professores e que a fragmentação do curso tem servido para precarizar ainda mais a condição de trabalho da área. Identificou-se que a precarização do trabalho não é um fenômeno exclusivo desta área, o que ocorre é o inverso, a precarização do trabalho na Educação Física (acentuado pela divisão do curso) é um reflexo da precarização do trabalho de forma geral no atual estágio do desenvolvimento capitalista. Indicou-se como saída para o problema na formação o projeto de Licenciatura Ampliada, que está em discussão pelo país. Já os problemas de precarização, flexibilização e desemprego encontrados, só serão resolvidos com uma revolução social que culmine no fim da atual sociedade divida em classes (pautada na exploração do homem pelo homem) em busca de uma sociedade Comunista

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