Resumo

Objetivo do estudo: Analisar os efeitos da pandemia da Covid-19 no turismo do Rio de Janeiro e entender as oportunidades e os desafios no destino.
Metodologia/abordagem: Pesquisa quantitativa de caráter exploratório, com aplicação de questionário on-line com 338 respondentes da cidade do Rio de Janeiro, de 05 de junho a 25 de agosto de 2020. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de dados e teste de hipótese para comparar as percepções dos respondentes antes e durante a pandemia.
Originalidade/Relevância: Investigação dos efeitos da pandemia no turismo, com estudo empírico na cidade do Rio de Janeiro, que se configura como um importante destino turístico, tanto do receptivo, como do emissivo doméstico e internacional.
Principais resultados: A pandemia gerou menor propensão a deslocamentos nacionais e, em especial, internacionais, além de oportunidade para o carioca conhecer mais a sua cidade e Estado, sendo pertinente o aumento da oferta de produtos e serviços turísticos para residentes. A maior preocupação dos cariocas é em relação à qualidade de vida e à saúde, assim como ao distanciamento social. Ademais, há a necessidade de elaboração e implementação de protocolos de segurança e comunicação das condições sanitárias dos destinos e dos atrativos turísticos; questões essas a serem levadas em conta ao longo das jornadas de viagens.
Contribuições teóricas/metodológicas: Cobrir uma lacuna empírica com dados sobre os efeitos da pandemia no turismo da cidade Rio de Janeiro e contribuir para a produção científica ainda incipiente sobre o tema.

Acessar