Resumo

Considerando a relevância da temática lazer assinalada pelo acúmulo de estudos nessa área, bem como a importância que o assunto pode assumir, por meio de seus valores e conteúdos culturais na interface com o ambiente escolar e ainda em consonância com o debate corrente sobre a garantia de direitos de acesso constitucionais às experiências deste âmbito, esta pesquisa teve por objetivo investigar as potencialidades pedagógicas da aplicação de uma Unidade Didática, constituída de 10 aulas, sobre os Interesses Culturais do Lazer nas aulas de Educação Física Escolar. A abordagem de cunho qualitativo, por meio da metodologia da pesquisa-ação, foi efetivada com todos os 18 alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior paulista. As notas de campo serviram como instrumento de coleta de dados e a posterior análise dos dados ocorreu por intermédio da análise de conteúdo. Os esforços de investigação revelaram duas categorias: A) Urgência de uma educação para o lazer; B) O lazer na escola e o lazer da escola. Os resultados apontaram o potencial do lazer como temática da Educação Física, não obstante a limitação curricular vigente acerca dos espaços, tempos, e ações pedagógicas voltados para as experiências deste âmbito no ambiente escolar; expressou ainda as deficitárias concepções discentes acerca do fenômeno do lazer, bem como das possibilidades legais de vivências deste contexto. A partir das análises alcançadas consideramos que, uma educação escolar que tenha como pretensão empregar o lazer – na vertente dos interesses culturais – como meio e com fim de seus processos, atualizará a formação de seres humanos conscientes de seus direitos e preparados para assumirem seus deveres para consigo mesmos e frente às suas responsabilidades sociais. Reafirmamos o lazer da escola, segundo uma perspectiva própria voltada para este ambiente, não como uma reprodução irrefletida do lazer de consumo, mas antes emancipatório, encontrando nas aulas de Educação Física espaço privilegiado de desenvolvimento, muito embora deva ser explorado em outras disciplinas e em ações diretas da gestão escolar. Reforçamos ainda nosso entendimento de que o lazer, conquanto sua característica transversal, que perpassa diversos conteúdos da Educação Física, reúne qualidades para assumir a condição de temática central, a exemplo dos jogos, esportes, lutas etc., no escopo da Educação Física escolar, figurando em documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular1 , como unidade de conhecimento, a partir da qual, habilidades e conteúdos possam ser desenvolvidos e ofertados aos alunos, visando a uma educação para o lazer, por meio da educação pelo lazer

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