Resumo

No presente trabalho, dissertamos acerca de uma experiência político-pedagógica, vivenciada junto a estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com a temática Jogos e Brincadeiras, em um colégio particular, localizado na cidade de Guarulhos/SP. Para apresentação e escolha da referida temática, utilizamos a proposta do Planejamento Participativo (PP). Ao utilizarmos o PP, possibilitamos que əs estudantes fossem autorəs/atorəs na construção da proposta pedagógica. No início do ano letivo, əs discentes foram convidadəs a refletirem e apontarem conteúdos que əs mesməs gostariam de estudar, aprender e vivenciar nas aulas de Educação Física (EF). Vale destacar que esse processo contou com a mediação e orientação do docente. Neste contexto, construímos a proposta pedagógica em comunhão e, como premissa, levamos em consideração o repertório de vivências/experiências dəs estudantes. Assim, levando em consideração o mundo vivido dəs aprendentes, nas primeiras aulas de EF, organizamos junto aos autorəs-atorəs, um quadro com alguns elementos culturais pertencentes a vasta gama de possibilidades da Cultura Corporal de Movimento (CCM), que seriam estudados e vivenciados por eləs nas aulas de EF ao longo do ano letivo. As manifestações selecionadas e escolhidas em coautoria entre educador e aducandəs, foram: Esportes, Práticas Corporais de Aventura, Lutas, Danças, Tênis de Mesa e os Jogos e Brincadeiras tradicionais. Durante a elaboração deste quadro de conteúdos, o docente propôs apenas um tema, enquanto os demais, foram propostos e apontados peləs alunəs. A sugestão apresentada pelo professor, foi o elemento cultural Jogos e Brincadeiras tradicionais, que teve como objetivo, possibilitar que əs aprendentes vivenciassem essas manifestações culturais, que envolvem inúmeras potencialidades, em destaque, o lúdico. Vale mencionar que chamamos os mesmos de Jogos e Brincadeiras tradicionais, pois consideramos que são tradicionais, porque fizeram e fazem parte da infância de um sem-número de pessoas, assim como fazem parte da cultura popular, que são transmitidəs pela oralidade, de geração pra geração, em especial, de pais e/ou responsáveis para əs filhəs.

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