Os pensamentos pedagógicos de uma treinadora de surf
Por Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Jéssica Dias Cardoso (Autor), Rodolfo Silva da Rosa (Autor), Thais Emanuelli da Silva de Barros (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Os critérios pessoais de treinadores para suas escolhas e ações pedagógicas influenciam o tipo de ambiente de treino que promove e na qualidade da aprendizagem de seus alunos/atletas. Objetivo: Analisar os pensamentos pedagógicos de uma treinadora para o ensino/treino do surf. Metodologia: Realizou-se um Estudo de Caso de uma treinadora de surf experiente, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada para obter dados sobre suas escolhas e ações pedagógicas. Adotou-se também procedimentos de observação participante para a obtenção de informações sobre o seu dia a dia de trabalho, a serem exploradas nas entrevistas. Os dados foram analisados mediante a técnica de Análise Temática com verificação indutiva de padrões temáticos. Resultados: Os diversos critérios e escolhas da treinadora para o ensino/treino do surf, nas diferentes partes da aula/sessão, revelaram uma estrutura epistemológica manifestada nas seguintes perspectivas: colocar os alunos/atletas no centro do processo de escolha do local da aula/sessão, de seleção do equipamento, de estabelecimento de metas e de avaliação da aprendizagem; o estabelecimento de relações sociais pautadas na confiança; promoção de um ambiente de aprendizagem atraente e seguro; assim como, a valorização da experimentação e reflexão para construir novos conhecimentos. Os pensamentos e ações da treinadora se constituíam a partir de um conjunto de restrições relacionadas aos alunos/atletas e a imprevisibilidade do ambiente de prática do surf, buscando promover um ambiente seguro e ajustado às demandas de aprendizagem individuais do aluno/atleta. Conclusões: Os pensamentos pedagógicos da treinadora caracterizaram uma estrutura epistemológica complexa/sofisticada, sugerindo a existência de um processo cognitivo envolvendo as crenças, concepções e experiências prévias dessa treinadora, integradas a sua compreensão minuciosa do ambiente particular da praia em que atuava.